OLIMPÍADAS


segunda-feira, 10 de maio de 2021

Violência acontece por falta de justiça, economia e cultura ; Por Marcius Pirôpo


 A violência tem assolado o Recôncavo baiano, a Bahia , o nordeste e o país; Todos os dias presenciamos nos noticiários assaltos a coletivos na capital baiana, arrombamentos com explosões de instituições bancárias e uma série de violência seja ela doméstica ou nas ruas.

A pouco tempo por volta dos anos 80 e 90, pessoas que residem nas áreas rurais, comentam que nessa época dormiam de portas e janelas abertas, pois havia paz em toda zona rural, hoje 2021 o tráfico de drogas avançou e até nessas comunidades rurais o terror faz parte do dia a dia.

Quais fatores levaram a esse ponto ? Neste texto, vamos analisar as questões de justiça, cultura e economia.

Em um  show de pagodão baiano, equipes de segurança trabalham e muito, socos, pontapés, empurrões, xingamentos, ameaças e outros ataques; Em um show musical de Bossa Nova ou Jazz , ou qualquer tipo de música clássica é muito difícil presenciarmos atos barbáros. Falo com propriedade, pois em 2009 e 2010, trabelhei com minha equipe de segurança em eventos de diversas classes e rítimos musicais. Outra questão é a economia; Ao visitar a Itália no final de 2019, presenciei uma cidade turística chamada Montecatini Therme na região da Toscana, cidade tranquila sem assaltos, sem estupros, sem sequestros, com um rendimento mínimo de 1.300 €, sendo que 1kg de arroz estava custando 0,20  centavos de euro, um pacote de macarrão por até 0,39 centavos de euro, uma cerveja Heineken 0,47 centavos de euro, enfim os mais pobres que  ganham 1.300€, vive melhor que muitos da classe média no Brasil.

Nas ruas de  Montecatini Therme é possível presenciar mesas e cadeiras ao ar livre, sem correntes e sem cadeados;  Ninguém absolutamente ninguém rouba essas mesas e cadeiras; Para o brasileiro isso é encantador, é um sonho é uma outra realidade.

A questão de justiça também ajuda muito, pois nesses países as penas são pesadas e a partir dos 10 anos em muitos estados da europa a pessoa já responde judicialmente por seus atos.

A ausência de violência em algumas cidades da Europa, estariam ligadas diretamente a justiça eficiênte, a  cultura e a economia ? Eu Marcius Pirôpo creio que sim, caso você discorde do meu ponto de vista gostaria de ouvir cada um de vocês através de seus comentários, ou se preferir podem me adicionar no WhatsApp (75) 98337-6750


VEJA VÍDEO DE UM SUPERMERCADO NA ITÁLIA :








Nenhum comentário:

Postar um comentário