Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Disciplina e concentração nas aulas de Karatê é exemplo para a educação em diversos países


A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e texto

Professor Marcius Mateus dos Santos Pirôpo,  tem desenvolvido ao longo de 10 anos em Santo Antônio de Jesus Bahia o Karatê lúdico e educativo.
Pirôpo é convidado por  empresas, associações e universidades, para falar sobre o método de ensino e a filosofia do Karatê e os resultados alcançados no Brasil.
Pirôpo aponta que o método de ensino na esfera do Karatê-Dô é padronizado em todo o mundo e cada estilo segue a filosofia de seu mestre fundador . No caso do Karatê shotokan todos os professores seguem a filosofia deixada pelo mestre Gichin Funakoshi criador do estilo.
Alunos de diversas idades ingressam no Karatê em geral aos 05 anos e independente da idade do aluno é possível observar a disciplina e postura adequada com que cada aluno se porta diante seu professor, sendo exemplo para a educação de diversos países onde a modalidade é aplicada.

Atualmente o Karatê está presente em mais de 180 países do mundo e a modalidade  tem sido estudada por diversas universidades,



Ressalto a importância dos exercícios físicos para a qualidade de vida que o karatê proporciona. "É fundamental contar com a orientação de um profissional , pois praticar atividades de forma inadequada pode gerar uma série de problemas. Isso vale para todas as performances do esporte, tanto karatê , quanto diversas outras atividades esportivas que exigem esforço” conclui Pirôpo
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



O Karatê é uma arte marcial japonesa com fundamentos e princípios ligados ao respeito mútuo com o equilíbrio do corpo e mente de uma forma a alcançar e aprimorar o caráter e a harmonia na convivência social, buscando sempre a conformidade dos erros em uma vida de autoconfiança e consideração ao próximo.

Seguindo deste princípio básico, o Karatê deve seguir o seu lutador, assim o dojo (espaço onde são realizados os treinos), devem ser acompanhado no cotidiano do seu praticante. A dedicação e o desenvolvimento das atividades normais do indivíduo são sempre presentes na filosofia desta arte marcial.

O respeito pelos esforços do seu lutador é tão importante quanto o prazer em ver uma luta, seja pelos professores ou lutadores de Karatê. Nos treinamentos, e no decorrer do aprendizado, o lutador deve se reencontrar com a sua pureza infantil e juntá-la a força e vitalidade de um adulto.

A concentração mental é muito importante no começo e no fim de cada treino. Pois ela permite aumentar a força e a eficácia em uma batalha, assim como os exercícios considerados “pesados”, permitem uma melhora na concentração e na busca da verdade sobre si mesmo.

O artigo visa apenas um entendimento mais superficial sobre a filosofia presente no Karatê, que possui alguns caminhos de autoconfiança que devem ser seguidos por quem realiza o realiza, seja como uma forma de luta como autodefesa, ou como uma forma de se manter em forma física e mentalmente. 

O Karatê transcende o espaço de treino (como dito acima) e deve ser carregado pelos seus adeptos por toda a sua vida. É muito mais do que uma luta, onde a força, o equilíbrio, o espírito e a mente estão sempre conectados. 

Esta arte marcial milenar pode ser uma ótima opção para quem deseja se conhecer, realizar atividade física e fugir do dia a dia acelerado, porque o Karatê permite muitos acontecimentos favoráveis à vida do indivíduo de maneira geral (corpo, mente, espírito, pensamentos, vida, etc...

fonte de pesquisa: CKSAJ / Portal da Educação
A imagem pode conter: 2 pessoas, texto

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS