Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

'Vamos ficar na história': Ganhadeiras de Itapuã celebram gravação do seu 1º DVD

'Vamos ficar na história': Ganhadeiras de Itapuã celebram gravação do seu 1º DVD
Há 15 anos as Ganhadeiras de Itapuã têm buscado, através de encontros e canções, valorizar a identidade cultural do seu grupo e fortalecer as tradições de festas populares do bairro de Itapuã, em Salvador (BA). Para celebrar sua trajetória, o grupo, formado em sua maioria por ex-lavadeiras da Lagoa do Abaeté, costureiras, amigas de infância e nativas do bairro, irá gravar seu primeiro DVD. O show "Ganhadeiras de Itapuã 15 anos - Um História Cantada" será apresentado na Sala Principal do Teatro Castro Alves, no dia 31 de julho (quarta-feira), às 20h. 

"Vamos ficar na história. O audiovisual proporciona isso. Quando alguém entrar na internet, vai achar o nosso registro, vai achar a história do grupo artístico cultural As Ganhadeiras de Itapuã. Daqui a 30, 40 anos também. Eu não sei em que formato estará o audiovisual, mas eu sei que vamos estar lá. Vivas", enaltece Verônica Raquel das Virgens, integrante das Ganhadeiras. 

O DVD será gravado após o projeto ter sido contemplado no edital da Natura Musical. Verônica diz que a produção audiovisual é um ganho para o grupo e está causando "euforia" entre as Ganhadeiras. "A ideia do DVD já vinha há muito tempo. Logo depois da gravação do CD (lançado em 2014), a gente ficava imaginando toda a beleza do CD em imagens, o quão fantástico seria isso. E agora chegou essa oportunidade. Para a gente é mais um ganho, e está causando na gente uma euforia e uma alegria muito grande. A sensação é de realização de um trabalho". 


Com direção musical e arranjos assinados por Amadeu Alves, o show contará com a participação de convidados como Mariene de Castro, Margareth Menezes, Larissa Luz, Saulo, Malê Debalê e o sambista Seu Regi de Itapuã. Para Verônica, o apoio desses artistas funciona como uma forma de troca. 

"Eles são artistas consagrados da MPB, nós estamos enquanto artistas da cultura popular e essa junção sempre dá um bom resultado. É uma parceria, tanto na questão de público, quanto na questão dessa mistura de trabalhos, querendo ou não acaba chamando mais gente, fortalece nosso trabalho e são pessoas maravilhosas que conseguem compreender a nossa essência e tem todo um respeito. E eles não empunham um trabalho deles, muito pelo contrário, eles fazem de tudo para estar no nosso segmento. E isso é super importante para a gente, até para poder ver o quanto realmente a gente é importante para a cultura popular brasileira". 

Outra participação de destaque no show da próxima quarta-feira é a da Escola de Samba Unidos do Viradouro. As Ganhadeiras serão tema do enredo da agremiação no Carnaval de 2020. Sobre a presença do grupo no DVD, a integrante preferiu não dar mais informações. 

"Vai ser uma surpresa. Até porque ter a participação de uma escola de samba, e com o nome da Unidos da Viradouros né… vice campeã de 2019. Imagine aí a grandiosidade disso, o privilégio e a honra. É muita coisa boa. As Ganhadeiras de Itapuã merecem, enquanto grupo artístico cultural, ver a sua luta sendo reverberada nos quatro cantos do grupo", apontou. 



O espetáculo terá multilinguagens artísticas que façam com que o público sinta a atmosfera de Itapuã, a memória do lugar e também a história das mulheres negras, suas lutas, seu trabalho e o seu lugar do canto. No repertório do show, as Ganhadeiras irão apresentar tanto canções autorais, das próprias integrantes, quanto de compositores do bairro de Itapuã, e também realizarão uma passagem por músicas de Dorival Caymmi. 

"Sobre as escolhas da música eu sempre digo que é uma questão bem intuitiva. Amadeu tem essa preocupação de estar sempre experimentando, muitas músicas surgem ou caem no nosso colo e têm tudo a ver. O que a gente canta sempre tem a ver com a questão da mulher, com o sistema do ganho, com Itapuã. Quando a gente traz também composições próprias... no DVD mesmo vai ter uma ladainha de capoeira composta por mim. Itapuã é muito forte nessa questão do samba de roda, da capoeira e tendo relação também com a maternidade, que ganhadeira também é isso, que cuida, que embala, que protege, que salva. Então a gente vai ter um pouco de tudo isso no nosso show, valorizando também a música popular brasileira, tendo Caymmi um pouco forte nesse repertório".

SERVIÇO
O QUÊ: 'Ganhadeiras de Itapuã 15 anos - Um História Cantada'
QUANDO: Quarta-feira, 31 de julho, às 20h 
ONDE: Sala Principal do Teatro Castro Alves, Campo Grande
VALOR: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada)



por Lara Teixeira/bn

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS