Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Riscos do consumo de refrigerante

 


O refrigerante é uma bebida muito popular entre as pessoas, principalmente entre os jovens. Apesar de parecer inofensivo, o refrigerante, quando consumido em excesso, pode causar danos à saúde. Portanto, é fundamental não fazer uso exagerado desse produto.

→ O que é refrigerante?

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), o refrigerante pode ser definido como uma bebida gaseificada, obtida pela dissolução, em água, de suco ou extrato natural, adicionada de açúcar ou edulcorantes (adoçantes). Ainda segundo a ABIR, o refrigerante deve ter, obrigatoriamente, água, suco ou extrato vegetal, açúcar ou edulcorantes e gás carbônico.

→ Quais são os danos que os refrigerantes causam à saúde?

Como sabemos, o refrigerante é rico em açúcares, portanto apresenta um alto valor calórico. Além disso, ele apresenta acidulantes, conservantes e corantes artificiais. Em virtude dessas características, os refrigerantes estão associados a uma série de problemas de saúde.

Em decorrência da grande quantidade de açúcares, os refrigerantes estão relacionados com aumento de peso e com a obesidade. A obesidade, por sua vez, está relacionada com problemas graves de saúde, tais como diabetescâncer e doenças cardiovasculares. Além disso, estudos demonstram a relação entre consumo excessivo de refrigerante e elevação da pressão arterialque é um fator de risco para doenças cardiovasculares e para acidente vascular encefálico, também chamado de derrame.

Pesquisas sugerem ainda uma relação entre consumo de refrigerantes de cola e alterações dos ossos que levam à redução da massa óssea e ao aumento do risco de fraturas. Além disso, a presença de outras substâncias nos refrigerantes, como alguns corantes, podem desencadear processos alérgicos.

→ Importância da alimentação saudável

Vimos que os refrigerantes, principalmente por causa de seu alto valor calórico, podem influenciar negativamente a saúde das pessoas. Entretanto, ter uma alimentação saudável não significa apenas retirar o refrigerante da dieta, é necessário incluir nas refeições alimentos ricos em nutrientes e dosar aqueles que podem causar danos. Inserir verduras e legumes no cardápio e reduzir o consumo de sal e doces são atitudes simples que podem melhorar sua alimentação.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS