terça-feira, 8 de junho de 2021

BAHIA: Escola pública municipal de Nazaré, apresenta projeto pedagógico e se destaca na dedicação dos professores e criatividade dos alunos (VÍDEO)



O site PIRÔPO NEWS, fez uma chamada pública, para que escolas públicas, com projetos pedagógicos diferenciados, tivessem seus trabalhos divulgados e o primeiro destaque fica com a escola Dr Alexandre Bittencourt de NAZARÉ BA, com um projeto inovador VEJA:

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Albert Einstein, físico alemão

O projeto de intervenção pedagógica do primeiro trimestre da Escola Municipalizada Dr. Alexandre Bittencourt cujo tema foi “INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS INOVADORES EM ÉPOCA DE PANDEMIA” teve início no dia 3/03/2021 e finalizou no dia 20/05/2021 em que a culminação foi apresentado pelo Facebook da escola.
Sendo essencialmente lógico e de fácil programação e por possibilitar incrível agilização na aquisição, registro e troca de informações, o computador oferece condições extraordinárias a quem aprende lidar de forma organizada, versátil e interativa com novos conhecimentos. O computador, sem dúvida, foi uma das maiores invenções do ser humano. Ele possibilitou novos modelos de negócios, avanços na Medicina, Engenharia, Arte acesso a toneladas de informações, aproximação do que antes era considerado longe, facilitando o estudo remoto e a distância. Sabemos que a educação precisa ser repensada que é preciso buscar formas alternativas para aumentar o entusiasmo do professor, o interesse do aluno e, consequentemente o nível de aprendizagem.
Com a crise sanitária que estamos vivendo, o distanciamento social, as escolas fechadas para o ensino presencial. Fomos pegos de surpresa e da noite para o dia tivemos que redimensionar toda a nossa estrutura pedagógica, para continuarmos atendendo os nossos alunos, as novas tecnologias tem sido nosso maior aliado para que o ensino aprendizagem aconteça.
Estamos a cada dia, descobrindo que temos muito que aprender, e muito que descobrir para facilitar o ensino remoto, em 2019 pedíamos aos alunos que guardeassem ao celular na aula, e hoje, é o aparelho do celular e as fibras óticas que nos permite chegar até os nossos alunos. Infelizmente não chegamos a sua totalidade, pois precisamos disponibilizar os blocos de atividades impressas para os alunos sem acesso à internet. Mediante a todas essas barreiras estamos fazendo o possível para que nenhuns alunos fiquem excluído do seu direito de aprender.
É justamente pesando em todos esses desafios que a SEMED juntamente com a Coordenação de Modalidade, nos propôs trabalhar nesse I Trimestre o tema: Instrumentos Pedagógicos Inovadores em Época de Pandemia.
O papel que se espera dos educadores, – incluem-se escola e corpo docente- é estar atentos e preparados para formar educandos para a vida, com habilidade, competência, tecnologia e responsabilidade. Tornar um aluno ciente de sua cidadania requer conhecimento sistematizado. Hoje, o desafio do professor e da escola é estruturar o processo ensino – aprendizagem, atualizando conhecimentos metodológicos e permitindo a entrada de novas tecnologias no cotidiano escolar.
Um dos desafios encontrado pelos professores é manter o seu aluno motivado e com vontade de interagir para concretizar o processo de aprendizagem para o convívio escolar (aula remota) de forma adaptada às novas tecnologias
Também a escola tem o seu papel redefinido neste contexto, pois cabe a ela retomar de maneira definitiva o seu papel primordial na educação, ou seja, fazer com o que o aluno aprenda a aprender.

O projeto teve como objetivo propor aos alunos apresentações, com os temas relacionados as novas tecnologias aliados ao ensino aprendizagem além de questionar as relações convencionais entre professores e alunos, com o advento das novas tecnologias inseridas em aula remota;

Teve como metodologia propostas de atividades passadas pelos professores para que os alunos pudessem apresentá-los de forma dinâmica e criativa através do google Meet. Cada três professores responsáveis por uma turma para organização das apresentações.
Os temas sugeridos são:
• 6º Ano – Tema: Tique Tok (música) Andar com fé – Professores: Daniel, Cristina e Antônio José
• 7º Ano - Tema: Anime - Conscientização da Pandemia – Professores: Altamira, Josemar e Rosalina
• 8º Ano - Tema: Linguagem virtual – Professores :Itamar, Rosilene, Walde Ilda e Marinado
• 9º Ano - Tema: Cancelamento – Professores: Leandro, Renan e Marilia.

CONCLUSÃO

É indiscutível negar a presença dos novos recursos ao cotidiano escolar, não é possível mais imaginar uma escola onde a presença dessas novas tecnologias não seja utilizada principalmente no ensino remoto emergencial, como recurso das aulas online em tempo real.
fonte: Escola Dr Alexandre Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário