Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Bebê que nasce com 02 sexos ? Hermafrodita: o que é, tipos e como identificar



A pessoa hermafrodita é aquela que possui dois órgãos genitais, tanto o masculino quanto o feminino, ao mesmo tempo, podendo ser identificado logo ao nascer. Esta situação também pode ser conhecida como intersexualidade e suas causas ainda não estão bem estabelecidas, mas é possível que se trate de alterações genéticas ocorridas durante o desenvolvimento do bebê no útero.

Outra forma de hermafroditismo é aquela onde a criança nasce com a região genital externa bem definida, mas possui outras alterações gonadais importantes, como é o caso de um menino que, quando chega à adolescência, menstrua e desenvolve mamas, por exemplo.

O tratamento para o hermafroditismo varia de acordo com a idade em que foi identificado, podendo ser feita reposição hormonal e cirurgia para definição do gênero, de acordo com a identificação da pessoa.

Hermafrodita: o que é, tipos e como identificar

Tipos de hermafroditismo

O hermafroditismo pode ser classificado em dois tipos principais de acordo com os órgãos sexuais presentes em hermafrodita verdadeiro e o pseudo-hermafrodita, que pode ser tanto feminino quanto masculino:

  1. Hermafrodita verdadeiro: é uma condição rara em que a criança nasce com os órgãos sexuais femininos e masculinos internos e externos bem formados, embora somente um se desenvolva normalmente, deixando o outro atrofiado. Existem casos raros de hermafroditismo verdadeiro em que há o desenvolvimento normal e ao mesmo tempo dos dois órgãos genitais.
  2. Pseudo-Hermafrodita masculino: é aquele em que a pessoa nasce com a genitália feminina, porém sem os ovários e o útero, mas os testículos se encontram alojados dentro da cavidade pélvica;
  3. Pseudo-Hermafrodita feminino: acontece quando a pessoa nasce com os ovários, mas a genitália externa masculina é bem definida, isso ocorre normalmente pelo desenvolvimento anormal do clítoris, que passa a ter formato semelhante ao pênis. Entenda mais sobre o pseudo-hermafroditismo.

É importante consultar o médico, caso a pessoa observe alguma característica diferente no desenvolvimento da criança.

Possíveis causas

As causas do hermafroditismo humano ainda não foram totalmente esclarecidas, mas uma das teorias é de que o óvulo possa ter sido fertilizado por 2 espermatozoides diferentes ou que tenham havido alterações genéticas importantes durante o desenvolvimento do bebê.

Como identificar

O hermafroditismo pode ser identificado logo no nascimento ou durante a adolescência através de exames laboratoriais e de imagem. Se forem notadas ocorrência de menstruação em homens ou presença de uma estrutura semelhante ao pênis nas mulheres, é importante consultar um médico para que seja feito o diagnóstico.

Como é feito o tratamento

O tratamento do hermafroditismo depende da idade em que o diagnóstico foi feito, podendo ser através de reposição hormonal ou cirurgia para definição do sexo. Quando identificado logo no nascimento, o sexo é definido a partir das características do nascimento, podendo ser realizada cirurgia, porém dependerá de cada caso e das recomendações médicas. Além disso, se for identificado na adolescência, a decisão do sexo é feita pela pessoa a partir da sua identificação social.

A reposição hormonal é indicada pelo médico para estimular o desenvolvimento de características relacionadas ao sexo escolhido pela pessoa, podendo ser feito com estrógeno, para o desenvolvimento das características femininas, ou testosterona para o desenvolvimento das características masculinas.

Além disso, é importante ter acompanhamento psicológico para auxiliar no processo de aceitação do corpo e lidar com os sentimentos e emoções que ocorrem durante e após o tratamento.


Texto: Dra Sheila Sedicias - Ginecologista 

Foto: ilustrativa 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS