Foto: Via site Terra |
A Usina São José S/A Açúcar e Álcool foi multada em R$ 18 milhões devido ao derramamento de resíduos de cana-de-açúcar, que resultou na poluição do Rio Piracicaba, no interior de São Paulo, em duas ocasiões. O incidente ambiental causou a morte de mais de 235 mil peixes, conforme um levantamento considerado 'conservador' pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Nesta sexta-feira, 19, a Cetesb concluiu o laudo técnico que fundamenta o auto de infração contra a empresa açucareira. Os incidentes ocorreram nos dias 7 e 15 de julho, respectivamente na área urbana de Piracicaba e na Área de Proteção Ambiental (APA) Tanquã, resultando na morte de centenas de milhares de animais.
Segundo a Cetesb, foi identificada uma relação direta entre o derramamento dos poluentes – compostos por águas residuárias do processamento industrial e mel de cana-de-açúcar lançados pela usina – e as mortes dos peixes.
A multa aplicada à empresa considera agravantes como a omissão sobre o despejo de poluentes, o alto volume de peixes mortos e o atingimento de uma APA, resultando no valor total de R$ 18 milhões. A Cetesb também informou que estabelecerá exigências técnicas e medidas corretivas que deverão ser adotadas pela usina.
Informações via Terra