Conforme a história, celebram-se 280 anos da chegada da imagem do santo a Salvador
Os vereadores que participam da Lavagem do Bonfim pediram proteção e renovaram sua fé na manhã desta quinta-feira (16). A tradicional festa religiosa reuniu milhares de baianos e turistas na procissão que saiu da Basílica Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição da Praia em direção à Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Neste ano de 2025, celebram-se 280 anos da chegada da imagem de Cristo crucificado a Salvador, e teve como tema “Encharque o Coração de Esperança”, em alusão ao Ano Jubilar de Esperança instituído pelo Papa Francisco.
Desde as primeiras horas da manhã, milhares de fiéis se reuniram para participar do ato inter-religioso que antecedeu o cortejo pelas ruas da Cidade Baixa. Ao longo dos oito quilômetros do percurso, baianos e turistas fizeram questão de demonstrar sua fé. Os vereadores Kiki Bispo (União), Aladilce Souza (PCdoB), Cris Correia (PSDB), Jorge Araújo (PP), Daniel Alves (PSDB), Duda Sanches (União) e Alberto Braga (União) foram alguns dos que participaram do cortejo religioso e expressaram gratidão pelas bênçãos recebidas e solicitaram proteção para enfrentar os desafios da vida moderna. Durante o evento, renovaram seus votos de fé e pediram que o Senhor do Bonfim abençoasse Salvador e protegesse os soteropolitanos, destacando a ligação entre espiritualidade e vida pública.
Além do fervor religioso, a Lavagem do Bonfim representou um momento de união, solidariedade e celebração da cultura baiana. A procissão, marcada pela fusão de fé e festa, reafirmou a convivência harmoniosa entre diversas manifestações religiosas, unindo católicos, praticantes de religiões de matriz africana e simpatizantes de diferentes crenças. Esse aspecto sincrético refletiu mais uma vez a essência da diversidade cultural de Salvador e do Brasil.
Os fiéis destacaram que a celebração religiosa foi um momento especial de renovação para todo o povo baiano e que também serviu para recarregar as energias para o ano que se inicia. Ressaltaram, ainda, que a festa do Senhor do Bonfim se tornou uma tradição devido à devoção cristã fortalecida pelas graças alcançadas. Mais do que uma festividade, a Lavagem do Bonfim consolidou-se como um símbolo da resistência da fé, da esperança coletiva e do compromisso com o fortalecimento dos laços comunitários.
História
Theodózio Rodrigues de Faria, capitão de mar e guerra da Marinha Portuguesa e fervoroso devoto do Senhor do Bonfim, fez uma promessa durante uma tempestade: se sobrevivesse, traria para o Brasil as imagens do Senhor Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia. Cumprindo sua promessa, em 18 de abril de 1745, trouxe de sua terra natal, Setúbal, em Portugal, uma réplica da imagem do Senhor do Bonfim. Esse gesto marcou o início da construção da Igreja do Senhor do Bonfim, símbolo de fé e devoção.
Não foi apenas a igreja que começou a ser erguida. Naquele momento, teve início também o culto ao Senhor do Bonfim e a Nossa Senhora da Guia, consolidado com a criação da “Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim”. Essa Irmandade de leigos foi oficialmente reconhecida pelo então arcebispo Dom José Botelho de Matos, presente em sua fundação. A construção da capela teve início em 1746 e, em 24 de junho de 1754, com as obras internas concluídas, a sagrada imagem foi solenemente conduzida da Capela da Penha para a Colina do Bonfim em procissão, marcando um momento histórico de fé e celebração.
------------------------xxx---
Vereadores destacam a importância de
celebrar anualmente o Senhor do Bonfim
A festa religiosa possui um significado especial para os participantes da celebração
Cris Correia (PSDB) - “É quase uma obrigação, para nós, baianos, estarmos aqui nessa festa. É uma celebração que frequento desde a adolescência, independentemente da vida pública e da vida política. Quem gosta de Salvador e vive a cidade não deixa de participar dessas manifestações populares, porque isso é a nossa identidade, a nossa história, a nossa cultura, é o nosso ser. A Lavagem do Senhor do Bonfim é uma celebração que reverencia o nosso Senhor do Bonfim, que, no sincretismo religioso, sabemos que é Oxalá. Eu não tenho dúvida de que o Bonfim de 2025 será melhor do que o de 2024. A gente vive para isso, para fazer o amanhã ser sempre melhor do que hoje. Vai ser uma festa linda!”
Kiki Bispo (União) - “Esta é uma festa que está no meu coração. Eu sigo essa tradição desde muito novo e faço esse percurso com muita fé. Sou devoto do Senhor do Bonfim, portanto, este é um momento que aproveito para agradecer todas as bênçãos alcançadas até hoje e, claro, pedir proteção, pedir luz, para que possamos ter um ano muito promissor. Que o Senhor do Bonfim possa estar nos abençoando e guiando nossos passos, para que possamos trabalhar por toda Salvador.”
Jorge Araújo (PP) - “Eu participo da Lavagem do Bonfim todos os anos desde que vim morar em Salvador. Este ano, de uma forma diferente, como vereador pela primeira vez. Mas sempre estive aqui como repórter, cobrindo o evento e entrevistando as autoridades. Hoje passa um filme na minha cabeça, confesso que, no ano passado, eu estava aqui, como todos os candidatos, nessa luta em busca do voto. E, graças a Deus e ao Senhor do Bonfim, fui honrado e agora estou aqui para agradecer.”
Daniel Alves (PSDB) - “Esta é a minha 15ª Lavagem do Bonfim. Ela marca o início do ano e representa o sincretismo religioso que caracteriza a nossa cidade. É uma festa que envolve cultura, tem sua parte de lazer, mas, principalmente, fortalece a fé do cidadão soteropolitano. Como homem público e também como cidadão, me sinto na obrigação de estar aqui todos os anos, rumo à Colina Sagrada, comemorando mais um ano em que estou com saúde para realizar essa caminhada.”
Duda Sanches (União) - “Eu participo dessa festa todos os anos. Além de ser uma celebração religiosa, é também uma festa política, apesar de não estarmos em ano de eleição. É uma festa de todos os baianos e brasileiros. Aqui, os grupos vêm para pagar suas promessas ou para fazer promessas. É, com certeza, uma celebração que pertence a todos nós.”
Alberto Braga (União) - “A Lavagem do Bonfim é uma festa tradicional de Salvador. Aqui, podemos ver a cidade cheia, com todos unidos nessa manifestação de fé. Eu participo desde adolescente. É um momento em que, além de agradecer, também pedimos que o Senhor do Bonfim abençoe o ano de 2025 com muita energia positiva, trabalho e realizações.”