Carlos Muniz lamenta o falecimento de Preta Gil
"Certamente a perda de uma filha não é a lei natural da vida”, disse o presidente da Câmara
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), lamentou profundamente o falecimento, no domingo (20), da artista Preta Gil devido ao câncer. Ele também se solidarizou com Gilberto Gil.
“Por isso, manifesto o nosso pesar pela passagem de Preta Gil, artista singular e filha de um dos mais renomados compositores e cantores brasileiros, o nosso colega, ex-vereador Gilberto Gil, que passou pela Câmara e deixou seu legado em favor da cultura de Salvador. Certamente a perda de uma filha não é a lei natural da vida”, disse Muniz.
“A dor da família de Preta e dos amigos ecoa no coração dos baianos, baianas e brasileiros. A saudade fica, a tristeza com o tempo será transformada nas boas lembranças deixadas por ela. O seu sorriso largo e sua obra serão traduzidos em memórias eternas”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Salvador.
Carlos Muniz também destacou a coragem e a altivez com que Preta Gil enfrentou o câncer. “Ela lutou até o último momento”, ressaltou Muniz.
------------------------------
Câmara celebra em sessão
os 20 anos do Nafro PMBA
Homenagem proposta pelo Sílvio Humberto foi agendada para o dia 6 de agosto, às 18h, no Centro de Cultura da Casa
No dia 6 de agosto, às 18h, a Câmara Municipal de Salvador realizará uma sessão especial em comemoração aos 20 anos do Núcleo de Religiões de Matriz Africana da Polícia Militar da Bahia (Nafro PMBA). A solenidade tem como objetivo reconhecer a relevância do núcleo como um braço da Polícia Militar da Bahia (PMBA) dedicado à assistência e à promoção da diversidade afro-religiosa dentro da corporação. Aberta ao público, a cerimônia ocorrerá no auditório do Centro de Cultura da Casa.
A iniciativa do vereador Sílvio Humberto (PSB), presidente da Comissão de Cultura, membro da Comissão de Reparação da Câmara e relator da Lei nº 9.451/2019 – Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa de Salvador –, é uma homenagem que visa valorizar a contribuição do núcleo para a cultura afro-brasileira, o enfrentamento ao racismo religioso e a defesa dos direitos da população negra.
“A relevância do Nafro PMBA ultrapassa o âmbito da PMBA, tendo inspirado a criação de iniciativas similares em outras corporações militares do país e no Exército Brasileiro. A primeira vez que fizemos esse reconhecimento foi numa sessão especial em celebração aos doze anos de trabalho. Agora, com vinte, reforçamos a valorização do compromisso institucional com a pluralidade religiosa e a desconstrução de preconceitos no ambiente de segurança pública”, afirma o vereador.
Pioneirismo
Criado de forma pioneira no Brasil, em 2005, o Nafro PMBA surgiu como resposta à identificação da exclusão das religiões de matriz africana nas atividades institucionais da PMBA. Sua criação representou um marco na garantia do direito de policiais militares e servidores civis de professarem suas crenças, além de estabelecer um canal formal de interlocução entre a instituição policial e as comunidades de terreiro.
As atribuições do Nafro PMBA incluem a proteção, defesa e preservação das tradições das religiões de matriz africana, a difusão de conhecimentos sobre essas religiões no âmbito da PMBA e a interlocução estratégica com comunidades de terreiro, com foco na resolução de questões de segurança e no combate a incidentes de racismo institucional.
George Reis repercute projeto que
beneficia mães de pessoas com TEA
Matéria foi aprovada na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados
O vereador George Reis (PP) repercutiu a aprovação do Projeto de Lei nº 1520/25, aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, que prevê auxílio financeiro e psicossocial para mães ou responsáveis legais de crianças e adolescentes com deficiência severa ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Para o vereador, também conhecido como Gordinho da Favela, essa medida representa justiça social para mulheres que dedicam a vida ao cuidado integral dos filhos, muitas vezes sem qualquer suporte do Estado. “Essas mães abrem mão da vida profissional, dos estudos e da própria saúde para cuidar 24 horas por dia dos seus filhos. O que está em jogo aqui não é privilégio, é reparação. É dignidade”, destacou.
A proposta reconhece o trabalho executado pelas mães e a sobrecarga emocional, física e financeira enfrentada pelas mães e responsáveis legais atípicos. “Busca oferecer um suporte mínimo, mas fundamental, para aliviar a realidade enfrentada por diversas mães”, reiterou o vereador, acrescentando que articula ações e políticas públicas para mães atípicas e pessoas com deficiência na capital baiana, a exemplo de expandir o diálogo diretamente com as famílias na busca por soluções concretas dentro do município.
“O Estado precisa assumir sua responsabilidade e, aprovar essa proposta é cuidar de quem cuida e construir um Brasil mais justo e humano”, afirmou George Reis.
Ele reforça que seguirá acompanhando a tramitação do projeto e espera que a matéria avance no Congresso. Para o vereador, essa é uma pauta de compromisso com a vida e com a equidade.
------------------------------
Forró Solidário reúne fiéis
da Paróquia de Nazaré
Com presença do vereador Rodrigo Amaral, evento arrecadou fundos para obras sociais
A Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré promoveu mais uma edição do tradicional Forró Solidário, reunindo a comunidade católica no Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe), em Stella Maris, no último sábado (19). O principal objetivo do evento foi arrecadar recursos para as obras sociais desenvolvidas pela igreja.
A celebração contou com a participação de fiéis, voluntários e autoridades, entre elas o vereador Rodrigo Amaral (PSDB), que compareceu acompanhado de sua família. Durante o evento, o vereador destacou a relevância de iniciativas como essa para o fortalecimento da fé e da solidariedade.
“Eventos como este são fundamentais. É muito importante que nós, como cristãos e como cidadãos, apoiemos as obras sociais. Afinal, como Jesus nos ensinou: ‘Ame o próximo como a ti mesmo’. É isso que procuro viver todos os dias, como cristão católico, como vereador de Salvador e como pessoa”, afirmou.
O pároco da comunidade, padre Nilberto, agradeceu a todos que colaboram com as obras sociais da igreja, incluindo o vereador Rodrigo Amaral e o deputado estadual Paulo Câmara (PSDB).