Aladilce Souza questiona contratação da FGV para revisão do PDDU
Vereadora cobra transparência e participação popular em ofício encaminhado à Sedur
A publicação, no Diário Oficial do Município de terça-feira (15), da contratação da Fundação Getúlio Vargas para a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e a atualização da Lei de Ordenamento do Uso do Solo, motivou a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) a encaminhar, no mesmo dia, o Ofício nº 130/2025 ao secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, João Xavier Nunes Filho, solicitando esclarecimentos. Líder da bancada da oposição na Câmara, a parlamentar destacou que o processo está atrasado e afirmou: “A relevância desta revisão exige transparência plena, ampla participação da sociedade e forte controle institucional”.
Com base na Lei Orgânica do Município e na Lei de Acesso à Informação, Aladilce solicitou a cópia integral do Termo de Referência e dos estudos técnicos preliminares que embasaram a contratação; o cronograma detalhado das etapas da revisão do PDDU e da atualização da Lei de Ordenamento Territorial; além da estratégia de participação social e das audiências públicas previstas, com indicação das formas de convocação, metodologia e canais de consulta. O contrato firmado com a Fundação Getúlio Vargas tem valor de R$ 3,6 milhões, sem especificar prazos.
“O novo Plano deverá contribuir para reduzir as desigualdades socioespaciais, enfrentar os impactos das mudanças climáticas e orientar o desenvolvimento urbano e territorial de Salvador para os próximos dez anos, com foco em sustentabilidade, inclusão, infraestrutura urbana e geração de emprego e renda”, ressaltou a vereadora. Segundo Aladilce, o PDDU em vigor foi aprovado em 2016 e já deveria ter sido revisto, conforme o prazo legal de oito anos estabelecido em lei.
Ela frisou no documento que o processo de revisão do PDDU tem importância estratégica para a cidade e espera que as respostas sejam prestadas pela Sedur dentro do prazo legal, de forma a permitir o exercício pleno da função fiscalizadora do Legislativo. “Coloco este mandato à disposição para contribuir com o processo de revisão do PDDU”, registrou.
O vereador Hamilton Assis (PSOL) também manifestou preocupação com a contratação da FGV pela Prefeitura de Salvador.
Isabela Sousa defende
Plano pela Primeira Infância
Vereadora participou de audiência no MP-BA e destacou a formulação de políticas públicas voltadas às crianças de Salvador
Vice-presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal e presidente da Frente Parlamentar de Combate à Desnutrição Infantil, a vereadora Isabela Sousa (Cidadania) participou, na terça-feira (15), de uma audiência pública no Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), voltada à construção do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Salvador.
O evento, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador (CMDCA) e pela Diretoria de Infância e Juventude de Salvador, teve como objetivo apresentar as diretrizes e ações propostas para o plano e, principalmente, colher contribuições da sociedade civil.
A presença da vereadora Isabela Sousa reforça o compromisso do Legislativo Municipal com a pauta da infância e adolescência, buscando assegurar que as políticas públicas sejam construídas de forma participativa e eficaz.
“Sinto-me muito feliz por participar de uma mesa tão qualificada quanto esta. Sou vereadora, vice-presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal e tenho um projeto em uma das comunidades que represento (Campinas de Pirajá), que atende crianças e adolescentes de toda a região de Campinas, Lobato, Marechal Rondon e Cabrito. Tenho interesse nessa pauta e estou aqui para ouvir o povo, até porque esse é o papel da nossa Câmara Municipal”, afirmou Isabela.
A mesa que conduziu os trabalhos foi composta também por representantes de instituições ligadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente, a exemplo de Mariana Tourinho Rosa, da Defensoria Pública do Estado da Bahia; Dijane Pereira, presidente do CMDCA; e Eduardo Magalhães, diretor de Infância e Juventude da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPMJ), entre outros.
A participação desses membros na mesa de debates, conforme a parlamentar, demonstra a importância da intersetorialidade e do engajamento de diversos atores para a construção de um plano robusto e abrangente.
“A colaboração da comunidade é vista como fundamental para que o PMPI seja um instrumento capaz de promover avanços significativos na qualidade de vida e no bem-estar das crianças de Salvador”, concluiu.
Téo Senna celebra entrega de nova
praça no bairro Santo Agostinho
A obra viabilizada por meio de emenda do vereador contou com o apoio da Prefeitura
O vereador Téo Senna (PSDB) participou, na noite de terça-feira (15), da entrega da nova Praça Jornalista Zé Bim, no bairro Santo Agostinho. A obra contou com o apoio da Prefeitura e foi realizada com recursos destinados por meio da emenda parlamentar de Téo, reafirmando seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida nos bairros de Salvador.
Morador da região durante a juventude, Téo Senna se emocionou ao relembrar momentos vividos no local, onde costumava jogar bola com os amigos. “Essa praça faz parte da minha história. Voltar aqui hoje e ver esse espaço totalmente transformado, com iluminação em LED, parque infantil, paisagismo e acessibilidade é motivo de grande alegria”, disse.
“É uma entrega que representa não apenas uma melhoria urbana, mas também um resgate da memória afetiva de toda uma comunidade”, completou o vereador.
Durante o evento, Téo agradeceu ao prefeito Bruno Reis pela sensibilidade em priorizar a requalificação e destacou a justa homenagem ao jornalista Zé Bim, figura respeitada na região.
“Essa requalificação é fruto de uma parceria que funciona e que escuta a população. Vamos seguir trabalhando juntos, com o pé no chão e o coração voltado para as pessoas”, concluiu.
------------------------------
George Reis homenageia
comerciantes pelo seu dia
Vereador lembra sua trajetória como vendedor ambulante e destaca a importância do comércio para a economia e a dignidade do trabalho
O Dia do Comerciante é celebrado em todo o Brasil em 16 de julho. O vereador George Reis (PP), popularmente conhecido como Gordinho da Favela, parabenizou os profissionais da área e destacou a importância da categoria para a sociedade. A data comemorativa foi instituída em homenagem ao Visconde de Cairu, patrono do comércio brasileiro.
Antes de ingressar na vida pública, George Reis atuou como vendedor ambulante, comercializando diversos produtos pelas ruas de Salvador.
“Quero deixar minhas felicitações a todos os comerciantes que estão no corre do dia a dia para levar dinheiro honesto para casa. Sei como é difícil, mas vale a pena o suor”, afirmou.
Criada há mais de 70 anos, a data celebra uma das profissões mais antigas do mundo. O comércio é um pilar econômico fundamental para o país. “É inegável a importância dos comerciantes para a nossa sociedade. Esses trabalhadores fazem o Brasil girar. Nada mais justo do que uma homenagem digna”, ressaltou George Reis.