Com palestras temáticas, oficinas, rodas de conversa e painéis, a edição 2025 foca na valorização dos bens públicos digitais e no fortalecimento da comunidade wikimedista brasileira
Nos dias 19 e 20 de julho, a cidade de Salvador (BA) será palco da segunda edição da WikiCon Brasil, o maior encontro da comunidade wikimedista no país. Com o tema “Fortalecer os Bens Públicos Digitais”, o evento reunirá editores voluntários, pesquisadores, educadores e representantes do governo e terceiro setor para discutir o futuro do conhecimento livre e da governança da internet. A edição deste ano promove uma discussão urgente sobre o papel das plataformas abertas e colaborativas na construção de uma rede digital mais democrática, segura e acessível.
Entre os palestrantes já confirmados, estão nomes de referência nacional e internacional, como: Maryana Iskander, CEO da Fundação Wikimedia, que participa pela segunda vez do evento, Nelson Pretto, professor da UFBA e referência em educação, cultura e tecnologias, Valério Melo, professor da UESC, ativista da inclusão digital e atual presidente da Wikimedia Brasil, entre outros nomes que irão compor os debates.
A WikiCon Brasil 2025 é organizada pela Wikimedia Brasil, com apoio da Fundação Wikimedia e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) através do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e do Goethe Institut Salvador, parceiros comprometidos com uma internet mais democrática, diversa e centrada em bens públicos digitais.
O evento é fechado a participantes inscritos, mas terá sessões gravadas na íntegra, que ficarão disponíveis após o encerramento, na plataforma Wikimedia Commons. Também serão produzidas documentações para sintetizar as reflexões realizadas, e seguir multiplicando o alcance das propostas.
Programação
Durante os dois dias, a conferência contará com uma programação intensa, incluindo sessões de abertura, keynote e encerramento, sessões comunitárias em painéis e apresentações longas, encontros temáticos, sessões estratégicas, capacitações, edições livres e atividades culturais.
Os temas em destaque envolvem bens públicos digitais, multissetorialismo na gestão da internet, difusão científica, inteligência artificial, diversidade na construção do conhecimento, governança da internet e sustentabilidade das comunidades online.
O tema da conferência, “Fortalecer os bens públicos digitais”, foi escolhido pela comunidade dada a atual relevância de promover práticas diferentes daquelas estabelecidas pelas chamadas big techs. O ano de 2025 se inicia com novos desafios para a construção de um ecossistema digital mais seguro, inclusivo, feito com informações confiáveis e de qualidade. A descontinuidade de mecanismos de checagem e moderação de dados em plataformas online tem mostrado cenário altamente focado em interesses mercadológicos e corporativos privados. A mais recente decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre regulação de plataformas é importante, mas coloca em risco a autonomia de projetos como a Wikipédia, além de recursos educacionais abertos e outras plataformas que não operam da mesma maneira que as redes sociais.
O tema também está alinhado com discussões feitas por diversas instâncias que estão propondo novas políticas e diretrizes relativas à internet. O desejo de promover um ecossistema digital mais seguro e plural motivou, por exemplo, o Pacto Digital Global, firmado por líderes mundiais – incluindo do Brasil – na Cúpula do Futuro da ONU (Organização das Nações Unidas), em setembro de 2024. Esse acordo visa estabelecer estratégias para usar e governar a tecnologia para o bem comum. Um dos compromissos do pacto oferece destaque aos modelos de infraestrutura e bens públicos digitais, como softwares livres, padrões de dados abertos e de conteúdo aberto, apontados como principais indutores de uma transformação digital mais inclusiva.
Atenta a este cenário, a comunidade wikimedista quer contribuir ativamente para ampliar e difundir um outro modelo de internet com foco no interesse público, como a garantia de educação, cultura e conhecimento para todas as pessoas. Ao contrário da lógica dos algoritmos, que perpetuam a desinformação, e, muitas vezes, inibem o diálogo, a conferência irá mostrar que os projetos desenhados para o bem comum e mantidos por meio de metodologias participativas, como as do ecossistema wikimedia, podem ser uma inspiração para um outro modelo de governança da internet.
“Nossos processos de governança e de curadoria comunitária colaborativa, não assentados em regras de mercado ou pressões de lucro, formam linhas de fuga aos poderes instalados. Somos esperançosos e concretizamos uma realidade em que o conhecimento transcende fronteiras e culturas de forma decolonial. Essa deveria ser uma inspiração poderosa para a internet em geral”, afirmou o presidente da Wikimedia Brasil, Valério Melo.
Neste contexto, o objetivo é que a conferência seja um instrumento de ativação comunitária para a participação em iniciativas que podem ajudar a concretizar esses compromissos e organizar estrategicamente um posicionamento comunitário que ajude a moldar ativamente a governança da internet, preservando o ecossistema do conhecimento livre.
Sobre a WikiCon Brasil
A WikiCon é um evento feito por e para a comunidade wikimedista brasileira. A edição de 2025 acontece em Salvador após o sucesso da primeira conferência nacional, realizada em São Paulo em 2022. Com apoio de instituições e da própria comunidade, o evento se propõe a fortalecer redes, ampliar vozes e construir coletivamente o futuro do conhecimento livre no Brasil.
Sobre a Wikimedia Brasil
A Wikimedia Brasil é uma associação brasileira sem fins lucrativos afiliada à Fundação Wikimedia. Fundada em 2013, a WMB busca, entre outros objetivos: ampliar, qualificar e diversificar o conteúdo e a comunidade nos projetos da Wikimedia, em especial a Wikipédia; e apoiar a atuação de organizações sociais no ecossistema do conhecimento livre.
WikiCon Brasil 2025: https://br.wikimedia.org/wiki/
Site da Wikimedia Brasil: https://wmnobrasil.org/
Instagram, BlueSky, YouTube: @wikimediabrasil