Fotos: Valter Pontes / Secom PMS Reportagem: Nilson Marinho / Secom PMS
Centenas de fiéis se reuniram na noite desta quinta-feira (7) numa missa campal na Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma, em Salvador, onde até o próximo dia 13 acontece a festa em homenagem a Santa Dulce dos Pobres. A celebração, presidida pelo Frei Josué, foi acompanhada pelo prefeito Bruno Reis, pela primeira-dama Rebeca Cardoso, pela vice-prefeita Ana Paula Matos e por demais autoridades municipais.
Com o tema "Com Santa Dulce dos Pobres, Somos Peregrinos de Esperança", a celebração deste ano busca reafirmar a mensagem de fé, solidariedade e amor ao próximo deixado pela santa baiana. O prefeito Bruno Reis ressaltou a importância da presença de Frei Josué na cerimônia, pela sua capacidade de inspirar os fiéis e fortalecer a fé dos peregrinos que participaram do evento.
"O mês de agosto chegou, marcando os festejos em homenagem à nossa primeira santa brasileira, com muita celebração e fé, para enaltecer e reverenciar, com orgulho, a Santa Baiana, a nossa Santa Dulce dos Pobres. Nesta noite, Frei Josué veio compartilhar sua palavra, sua inspiração e orientação com os milhares de fiéis e peregrinos aqui presentes, oferecendo a oportunidade de fortalecer ainda mais a fé, aproximar-se de Deus e, com isso, seguir a caminhada da vida com mais esperança e propósito.
O gestor comentou ainda que momentos como esse são oportunidades de renovar a esperança e o propósito de vida, inclusive para quem ocupa cargos públicos. "Estamos aqui também para pedir que ele interceda por nós, nos traga uma palavra de inspiração para seguirmos firmes na missão de administrar Salvador, transformando-a e construindo uma cidade cada vez melhor”, comentou.
Frei Josué, por sua vez, mencionou a admiração que tem por Santa Dulce dos Pobres, seu exemplo de fé vivida na prática e da dedicação que ela teve em vida aos mais necessitados. O religioso agradeceu ainda à Prefeitura de Salvador pelo apoio à celebração.
“É uma honra lembrar as maravilhas de Deus através dessas pessoas que nos antecederam, não só na fé, mas também na prática do cristianismo. Porque a nossa fé não é algo teórico. Irmã Dulce é um exemplo disso: uma pessoa que realmente viveu sua fé e a caridade que Jesus deixou como grande mandamento. Então, estar aqui e sentir todo o apoio da Prefeitura de Salvador, que é a nossa primeira capital do Brasil, é uma alegria muito grande”, disse.
A vice-prefeita, que também é secretária de Cultura e Turismo (Secult), destacou a relevância do evento para Salvador, sobretudo no fortalecimento do turismo religioso. Segundo ela, a missa campal representa um momento importante para a cidade e reflete o desejo da gestão municipal em ampliar a celebração a cada ano.
“Momento importante para a nossa cidade com a vinda do Frei Josué, celebrando essa linda missa campal. Isso fortalece o nosso turismo religioso e o desejo da gestão é que esta celebração cresça a cada ano, com atividades religiosas e culturais. Ainda tem muita coisa boa na programação da trezena nessa região tão especial, onde três santos estiveram: Santa Dulce, Santa Madre Teresa e São João Paulo II. É uma festa que se fortalece e renova a cada edição com as bênçãos do anjo bom do Brasil”, afirmou.
O evento desta quinta reuniu fiéis da capital baiana, mas também aqueles do interior. A técnica de enfermagem Marina Correia, de 45 anos, por exemplo, veio da cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km da capital baiana, para acompanhar a festividade. “Tenho muito orgulho de ser devota desta santa que tanto cuidou de nós, povo da Bahia. Que seu legado sirva de exemplo para todos e que sua compaixão seja o remédio para dias difíceis”, comentou.
Programação - As comemorações em homenagem a Santa Dulce dos Pobres seguem até o dia 13 com uma programação musical que tem início nesta sexta-feira (8), com apresentação do cantor Daniel Boaventura. No sábado (9), sobem ao palco o cantor coreano Junho Chu, a Orquestra Com Passos e o artista Jonny Mendes, também a partir das 20h.
O encerramento da programação cultural será na próxima quarta-feira (13), com o show da cantora Fafá de Belém. Além das atrações musicais, a festividade conta ainda com missas, procissões e momentos de fé em homenagem ao "anjo bom da Bahia". |
|