Um apaixonado pelas artes marciais. É assim que Fábio Bueno se descreve. Nascido em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, hoje ele é o editor de livros e revistas marciais que está há mais tempo no mercado. São 18 anos de muitas histórias.
Começou a trabalhar nesta área em 1998, a convite do amigo Fábio Kataoka. Nessa fase, colaborou com algumas editoras do país, incluindo a Escala, Online, Minuano etc. Produziu publicações sobre ecoturismo, informática, pesca esportiva, línguas entre outros temas.
Nessa época, em termos de títulos marciais, só havia no mercado a Combat Sport, Kiai e Top Fight. Entretanto, no final dos anos 1990, essas revistas foram extintas. Foi nesse momento que o seu editor-chefe identificou que o público brasileiro poderia se interessar por outros impressos. Assim, lhe confiou a missão de criar uma revista sobre arte marcial, porém, com uma nova abordagem.
Fábio já tinha praticado Full Contact e Taekwondo, então, se sentiu à vontade para falar sobre os temas. Nascia assim, em 1998, a Inside Kumite, pela editora Millennium, com 25 mil exemplares, distribuídos bimestralmente em todo o Brasil durante um ano.
Depois deste projeto, veio a Fighter Magazine, que foi muito bem recebida pelo público, a ponto de ter durado mais de seis anos. Foram 21 edições, todas com 25 mil exemplares. Até hoje o profissional é conhecido por este trabalho.
Fábio Bueno ajudou a quebrar o estigma de violência em torno da atividade, cativando leitores a conhecerem o universo marcial.
Entre seus sucessos de bancas estão a Shaolin Gong Fu, a Coleção Defesa Pessoal e a Coleção Artes Marciais, lançada pela Editora Online no Brasil e na Europa. Esta série fez tanto sucesso que precisou ser reimpressa e redistribuída.
Em 2009, encarou um dos maiores desafios. Após tantos anos atuando em São Paulo para grandes editoras, decidiu abrir o próprio escritório. A decisão teve o apoio da esposa, Elaine Ferreira, que havia acabado de deixar a gerência de um banco e dividiu o comando da empresa.
A partir disso, fundou a Bueno Editora, localizada na Vila Belmiro, um dos bairros mais tradicionais de Santos, com o objetivo de ser referência em livros e revistas de artes marciais no Brasil, e em serviços de design, assessoria de marketing e imprensa.
A Master foi uma das primeiras apostas e se conceituou como a única revista no Brasil que aborda as principais modalidades. Suas capas já foram estreladas por Fábio Goulart (Taekwondo), Lyoto Machida (Karate e MMA), Victor Penalber (Judô), Rosicleia Campos (Judô), Natália Falavigna (Taekwondo), Tainara Lisboa (Muay Thai), entre outros.
Outro destaque é o livro Grandes Mestres das Artes Marciais, que em 2016 completa oito edições. A obra é algo inédito no mercado editorial brasileiro, e já foi enviada para mais de 20 países por intermédio de seus participantes. Por meio dela, mais de 700 educadores marciais saíram do anonimato, ressaltando o trabalho de valorização profissional.
Em 18 anos de carreira, Fábio Bueno teve cerca de 20 títulos entre revistas e livros de artes marciais. A tiragem de todas esses produtos ultrapassa com facilidade a casa de 1 milhão de exemplares distribuídos.
O objetivo central da Bueno Editora é transformar sonhos em realidade. Afinal, quem nunca pensou em escrever um livro ou revista?
Sonhe, a Bueno Editora te ajuda a concretizar.
Fonte: facebook Fabio Bueno
.png)
