Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Candidato a prefeito Franderrak Mascarenhas fala sobre os temas: Educação, Segurança e Saúde para S. A. de Jesus. Leia a entrevista


Em entrevista ao repórter Itajaí Junior, na Andaiá FM, realizado na quarta-feira (24), com os temas: ‘Educação, Segurança e Saúde', o candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus Franderrak Mascarenhas (PSol) falou sobre suas propostas a partir dos questionamentos abaixo:  fonte:vozdabahia
Educação
Radialista: Quais as necessidades do setor de educação que o senhor apontaria como prioridades para um eventual governo?
Franderrak Mascarenhas: Acho que pelas declarações do nosso atual gestor, que ele governa outra cidade, porque ele abre a boca e diz em uma entrevista que a educação vai bem ao nosso município, para mim soa se não for trágico é cômico. Eu venho dizendo constantemente que a forma da gente resolver alguns problemas dentro do nosso seio da sociedade, que perpassa pela questão de segurança e do resgate de uma serenidade de outros lares de nossas famílias da cidade, é a educação integral, criação de creches para que as mães possam desenvolver sua atividade do dia a dia. Entendo que a educação liberta e sou prova disso, tudo o que consegui na minha vida fui através da educação, além da educação dada pelos meus pais, eu prezo isso para o meu filho e quero isso para você também eleitor. Precisamos valorizar nossos profissionais, precisamos de escolas de que venham formar os profissionais, as escolas de primeiro grau precisam estar aparelhadas com condições de poder receber nossas crianças da zona rural. As pessoas reclamam que falta tudo, o nosso transporte escolar é um dos piores que temos, precisamos melhorar de todas as formas as condições que nossos munícipes têm. Educação de qualidade é isso o que o povo quer.
Radialista: O senhor apontaria alguma dificuldade para realizar melhorias na educação santoantoniense, caso o senhor venha a ser prefeito?

Franderrak Mascarenhas: Aponto sim, o atual gestor não tem a boa vontade, abrir a boca para dizer que a ama o povo, quem ama cuida, eu particularmente quero ter a oportunidade de ser prefeito de Santo Antônio de Jesus e fazer um mandato que venha corresponder com as necessidades e dar as respostas que a sociedade precisa. Está lá nosso programa de governo, quem tem acesso vai ver a forma arrojada que temos, defendemos a educação integral, que evita o índice de violência na nossa sociedade, isso funciona em outras cidades, por que não funcionar em Santo Antônio de Jesus? Agora o maior problema do nosso setor de educação é a necessidade de boa vontade, que é o que falta no nosso gestor.
Radialista: Com relação à Educação Inclusiva, quais seriam os seus planos para atender a essa camada da sociedade?
Franderrak Mascarenhas: Nós falamos de educação de uma forma ampla, desde o início da criação de creches muito bem estruturadas, mas também levar a criança ao desenvolvimento, nós temos a visão de que o segundo momento de sua formação é a estrutura de Estado, mas eu acredito que as escolas de formação profissional, parcerias, os cursos de formação do nosso município seria de grande importância, até para podermos fazer a atração de novas empresas, formando mão de obra, qualificando nossos munícipes.
Radialista: De acordo com informações do IDEB o município não tem conseguido alcançar as metas que são determinadas em alguns aspectos, tanto nos anos iniciais, quanto nos finais principalmente no ensino fundamental. Em sua concepção, qual seria o motivo desse não alcance dessas metas e o que fazer para mudar essa realidade?
Franderrak Mascarenhas: Acho que dedicação é o ponto crucial, é necessário que toquemos nossa educação com mais clareza, transparência, com uma vontade maior. Na gestão pública temos que ter vontade de fazer, vencer e querer mudar essa realidade que temos. Nunca se teve tanta condição para poder fazer o avanço na educação, os países mais desenvolvidos investem em educação de uma forma muito clara, nós não temos essa preocupação. Precisamos valorizar nossos professores, qualificando e requalificando cada vez mais a nossa mão de obra que prestam serviço. Esse modelo de educação libertada que temos que ter implantado no nosso município.
Radialista: Merenda escolar e municipalização das escolas do ensino fundamental de Santo Antônio de Jesus como o senhor ver o momento atual e o que faria de diferente nessas duas questões da educação?
Franderrak Mascarenhas: Entendi que devemos valorizar o produtor rural, eu faria a aquisição de produtos da nossa zona rural para serem distribuídos na merenda escolar das redes municipais. Claro que isso seria através de uma cooperativa formada, criada pelos agricultores, com apoio técnico e logístico, precisaríamos ter as estradas vicinais com capacidade para fazer o escoamento desse tipo de merenda. Nós temos peculiaridades locais e temos condições de poder absorver essa produção da zona para colocar nas escolas de lá e do Centro da cidade, essa é a forma que podemos fazer de forma compartilhada, com boa vontade, mãos dadas, ajudando-se uns aos outros.
Radialista: O processo de municipalização das escolas de ensino fundamental pelo Estado já é uma realidade irreversível onde o município tem que absorver como o senhor pretende lidar com isso caso seja eleito prefeito de Santo Antônio de Jesus?
Franderrak Mascarenhas: Nessa questão da municipalização, a partir do momento em que o Estado entrega uma escola que tem suas despesas orçadas, isso gera certo desequilíbrio econômico, mas acredito que com capacidade, competência, com moralidade com o gasto público, isso não seria um problema. E aquilo que não for pertinente, vamos buscar parceria para poder equacionar essas questões.
Segurança
Radialista: Como o senhor percebe parcerias entre o poder público municipal e forças policiais no nosso município? O que o senhor pretende fazer nesse sentido para dar um incremento à segurança nessa parceria, caso venha a ser prefeito?
Franderrak Mascarenhas: Deixo bem claro, tenho rolado nas redes sociais e vejo que o Governador Rui Costa disse que a segurança era um problema da sociedade, eu até entendo que ele não esta errada quando falou isso. Eu penso o seguinte, eu quero fortalecer a guarda civil municipal e é questão de vontade, o nosso gestor atual não tem a boa vontade de poder oficiar a superintendência da Policia Federal e nesse oficio constar ‘eu irei dinamizar a nossa guarda municipal’, não só a guarda, para dar resposta a sociedade, pois já é lei a guarda ter poder de policia, mas eu o quero treinada, armada e dando respostas a sociedade. Eu também quero fazer o projeto muito arrojado para ampliar a atuação dos agentes de trânsito, pois os vejo como agentes educadores da nossa cidade.
Radialista: Os moradores de rua tem preocupado muito a população de Santo Antônio de Jesus não que todos sejam um problema para a segurança, mas ontem tivemos uma briga entre eles na Praça Dr. Renato Machado, mas no período da noite muitos utilizam do coreto para fazer dormitório. Gostaria de saber, o senhor tem algum projeto para essas pessoas no tocante a segurança, devemos inseri-los nesse contexto de uma forma benéfica, preventiva e orientadora?
Franderrak Mascarenhas: Esse é um tipo de problema é algo passageiro, mas voltando ao assunto. A segurança pública é de fundamental importância, quando eu falo que quero dinamizar a guarda municipal e o sistema de trânsito, eu quero dizer que podemos monitorar a cidade toda, do Mutum ao Alto Santo Antônio e bairros periféricos, iluminando as ruas. Essa questão de moradores de rua é de cunho social, é o momento de crise que o país passa, mas a secretaria de ação social com sua boa vontade deve desenvolver programas de ações emergenciais para poder evitar isso, e dar uma segurança aos nossos munícipes, que possam ir e vir nos espaços públicos no nosso município.
Radialista: Com relação ao número de homicídios em Santo Antônio de Jesus, foram 24 em 2013, 26 em 2015, 34 em 2015 e até o momento já foram registrados 33 homicídios em 2016. Qual a responsabilidade da prefeitura na sua ótica, na busca para mudar essa realidade?
Franderrak Mascarenhas: Dinamizando a nossa guarda civil municipal, montar parcerias reais com a Polícia Civil e Militar, dando apoio e logística. Na verdade, promover um processo de iluminação de toda a cidade, vias públicas, vicinais, bairros periféricos, mas também a questão de segurança cabe ao comportamento de nossa sociedade, devemos montar uma parceria com ela para podermos ter o retorno que queremos. Na verdade a segurança faz parte de uma qualidade de vida melhor para nossa cidade, esse é o nosso caminho projeto. A segurança pública tem que ser discutida com toda sociedade, pois todos são responsáveis.
Radialista: Sobre a iluminação pública, em sua proposta de governo, o senhor pretende modernizar a iluminação pública de Santo Antônio de Jesus, trazendo novos equipamentos, uma iluminação mais clara e econômica, para melhorar a segurança?
Franderrak Mascarenhas: Com certeza, os grandes centros de convivência já tem esse tipo de tecnologia e pretendemos trazer para Santo Antônio de Jesus. Monitorar a cidade, fortalecer os conselhos que existem no município, onde há um conselho de segurança atuante, mas necessita de vontade das parcerias entre o gestor municipal e as outras entidades, pois não temos sentido isso.
Saúde
Radialista: Uma das principais demandas do município são o fornecimento de medicamentos e alguns equipamentos que faltam nos postos de saúde. O que fazer para evitar a falta de medicamentos e realizar a manutenção desses equipamentos das unidades de saúde?
Franderrak Mascarenhas: Mais uma vez eu repito a necessidade de seriedade, compromisso e comprometimento com aquilo que se diz com aquele gestor que tem que ter no seu tripé a saúde como uma prioridade para o município. Eu particularmente tenho uma preocupação com a saúde, eu moro perto do posto médico do Andaiá e hoje pela manhã quando eu estava saindo, em uma chuva tremenda, as ruas alagadas em vários pontos da cidade por conta do asfalto mal organizado e mal projetado, isso é um problema de falta de qualidade do serviço que está sendo prestado, esse asfalto é meramente eleitoreiro e sabemos disso. Já teve um prefeito que colocava pedra, areia, bloco, brita e uma plaquinha na beira das ruas, se reelegeu e mandou retirar o material todo. Acho que o atual gestor está fazendo isso com o asfalto, está brincando de pintar a cidade de preto e tentando ludibriar o povo. Eu digo aos eleitores que não devem ter medo de mudar, nada é impossível de mudar, é impressionante e penso assim. Eu penso que se eu abro a boca e digo que amo a minha cidade, eu tenho que ter respeito com meu povo e eu acho um absurdo você passar as 5h30 da manhã e vê que na porta do posto médico tem inúmeras pessoas nas filas, para esperar abrir e receber atendimento. Precisamos descentralizar o atendimento médico, mas atendimento de verdade, não dá para ter um procedimento de alta complexidade em um posto, então tem que ter um centro mais amplo para isso. Mas os atendimentos de baixa e média complexidade pode sim ser descentralizados para o bairro, mas nós temos o projeto que se chama Disque Saúde, que vai buscar o munícipe na zona rural para trazer a unidade de saúde no centro para média e alta complexidade, as baixas complexidades devem ser atendidas lá mesmo. Ficamos sentido, nós temos um número imenso em Santo Antônio de Jesus, que atende a todo recôncavo, nós temos a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) que tem o curso de medicina e cursos da área de saúde, eu como prefeito firmarei convênios com essas instituições para poder dar uma resposta a essa sociedade, ou seja, hospitais-escola que funciona em outras cidades e por que não em Santo Antônio? Temos que ter coragem, rebelar e mudar, votar 50, Franderrak prefeito.
Radialista: A cidade tem dois grandes hospitais e uma vez na frente da prefeitura municipal de Santo Antônio de Jesus, quais compromissos o senhor assumirá perante as essas duas grandes instituições de atendimento a saúde?
Franderrak Mascarenhas: Nós temos uma UPA que está aí desde a gestão passada que foram inauguradas várias vezes e não funcionou, não deu resposta para que veio. Agora nós temos uma UPA fechada, o HRSAJ (Hospital Regional) que é bancado pelo Governo do Estado e que o deputado Rogério diz que tem o seu braço aqui, mas a DIRES foi fechada e ele nada fez, nós temos um prefeito que estava junto com o deputado e todos os dois eram padrinhos de tudo o que acontecia na cidade, agora estão separados e ficam brigando para trazer uma Policlínica. A UPA até hoje não foi inaugurada e eu penso qual o compromisso que os dois têm, um abre a boca e diz que vai trazer a Policlínica de R$18 milhões, o outro diz que não é interessante inaugurar a UPA porque vai ter que deslocar R$1,2 milhão de reais, eu não consigo entender, como ama e não cuida? Quem quer ser prefeito tem que ter na visão a melhor qualidade de vida para o povo. E isso é que Franderrak prefeito, pretende implantar em Santo Antônio de Jesus, rebele-se.
fonte:vozdabahia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS