Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Refrigerantes e direção, combinação de risco, alertam especialistas



Ação da alta taxa de glicose 

Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia (Ucla) e divulgada no último dia 15 na publicação americana Journal of Psicologhy mostra que ingerir grandes quantidades de açúcar pode dificultar a comunicação entre os neurônios e deixar o cérebro lento.

Com as funções cerebrais comprometidas, ingerir refrigerantes e pegar a estrada, conduzindo o volante ou até mesmo pilotando uma moto, pode ser fatal em muitos casos, até então atribuídos apenas as bebidas alcoólicas.
Se beber refrigerantes não dirija, alerta especialistas da Ucla na Califórnia.

Ação da cafeína

O refrigerante possui cafeína, mas em quantidades menores que o cafezinho, por exemplo. O problema que a cafeína do refrigerante pode causar para a saúde está relacionado ao consumo excessivo. Cada 300 ml da bebida tem cerca de 30 mg da substância. A dose diária de cafeína não deve ultrapassar de 300 mg por dia, por esse motivo ao ingerir refrigerantes é necessário que o motorista evite pegar a estrada, podendo vir a ter mau súbito, perdendo o controle da direção e  e causando graves acidentes.

"Se consumida com moderação, a cafeína tem efeitos benéficos à saúde como a prevenção da degeneração cerebral", explica Roberto Navarro. Mas, em excesso, ela pode ter efeitos com agitação, insônia, dor de cabeça e taquicardia.


Além de causar acidentes no trânsito, refrigerantes geram outros tipos graves de problemas a saúde física e mental.

Perda de cálcio

Os refrigerantes de cola possuem fosfato, uma substância presente em muitos alimentos, mas especialmente abundante nesse tipo de bebida. O grande problema do consumo exagerado de fosfato está relacionado à perda de cálcio em nível renal.
"Para que o fosfato seja reutilizado e enviado para funções corporais pelos rins, acaba havendo eliminação do cálcio, pois a reabsorção de um só acontece com a excreção do outro", explica o nutrólogo Roberto Navarro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia.

Enfraquecimento dos ossos

Os alimentos que possuem pH ácido são chamados de acidificantes. Quando eles são ingeridos, o pH do sangue também fica mais ácido e o corpo precisará usar de um artifício para ajustá-lo. A solução é retirar o bicarbonato de cálcio dos ossos, substância alcalina que tornará o sangue neutro.
Caso a dieta seja de consumo excessivo de refrigerantes e outros alimentos acidificantes, como o açúcar, as chances de osteoporose aumentam.


Efeito cancerígeno

 
Estudos recentes estão apontando o corante caramelo, amplamente utilizado na indústria alimentícia, como uma substância potencialmente cancerígena. O causador da doença seria o 4-metil-imidazol, substância química que mostrou-se tóxica e causou câncer em pesquisas feitas com animais. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirma que a quantidade do composto nos refrigerantes está dentro dos limites aceitáveis.

Acúmulo de gordura e diabetes

Uma lata de Coca-Cola tem aproximadamente 35 gramas de açúcar. O consumo de açúcar por dia deve ser de no máximo 25 gramas por dia para que não haja prejuízos à saúde. Isso faz com que uma única latinha já seja danosa ao organismo.
Cerca de 20 gramas do açúcar do refrigerante são provenientes do xarope de milho. "O açúcar como esse, do tipo frutose, precisa passar pelo fígado para ser utilizado", explica o nutrólogo. "Em excesso, essa substância sobrecarrega o fígado e dá origem a triglicérides e gordura".
fonte. Piropo News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS