Infelizmente, é bastante comum em vários locais do Brasil que certas empresas e profissionais ainda se arrisquem a trabalhar sem a devida emissão de notas fiscais. Na verdade, o vendedor ou comerciante de qualquer tipo de produto deve estar atento à adequada emissão da nota fiscal, que é considerada a última etapa do processo de venda, antes do repasse da mercadoria ou do serviço ao cliente.
À luz do art. 1º da Lei nº 8.137/1990, por exemplo, que define os crimes contrários à ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, a supressão ou redução de tributo por vários meios (entre os quais a omissão de informação e a adulteração ou corrupção de notas fiscais, bem como negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente), poderá ensejar reclusão de dois a cinco anos e multa.
| Máquinas usadas por alguns comerciantes que não emitem Nota Fiscal para boa parte da clientela |
Na cidade de Santo Antônio de Jesus, alguns estabelecimentos comerciais, tem usado práticas ilegais na hora de vender seus produtos, não emitindo Nota Fiscal, cliente de Posto de Gasolina e Mercados um santantoniense que não quis se identificar, afirma que por diversas vezes, abasteceu nos Postos de Gasolina da cidade e não recebeu a Nota Fiscal, segundo o denunciante os frentistas não entregam a Nota Fiscal, caso o cliente não exija.
Ainda segundo o denunciante é uma situação incômoda já que os frentistas, recebem o dinheiro e muitas vezes vão ao escritório buscar o troco, mas nunca trazem a nota fiscal.
E ainda segundo o denunciante alguns estabelecimentos comerciais de alimentos, usam duas máquinas registradoras e uma não emite Nota Fiscal, apenas um papel comum de cálculo.
.png)
