Últimas Notícias

Leusa Borges é exemplo na luta pelos direitos da mulher à frente do Conselho Municipal em Santo Antônio de Jesus


Empoderamento. Utilizada nos dias atuais, essa palavra remete a mulheres que buscam efetivar seus direitos e conquistar seu espaço na sociedade. Empoderada. Palavra que descreve a presidente do Conselho Municipal da Mulher em Santo Antônio de Jesus, Claudileusa Borges, ou apenas Leusa Borges.
Conversar com essa mulher é inspirador. Referência para muitas, Leusa, como gosta de ser chamada, além de conquistar uma carreira profissional e se engajar em tantos projetos, é mãe de um adolescente de 16 anos e dona de casa. Uma mulher negra, de 40 anos, portadora de deficiência visual há seis anos, cursa licenciatura em Geografia e coordena a equipe do Fórum Estratégico: ‘Uma nova conscientização sobre a pessoa com deficiência’.
Leusa perdeu a visão total aos 34 anos, mas descobriu que poderia levar uma vida quase normal um ano depois. “Meu marido, Rita e Denilda, estas  duas amigas, me indicaram o Centro de Apoio Pedagógico Aurélio Pires.  A partir daí, despertei novamente para os estudos, depois de 16 anos longe das salas de aula, já tinha concluído o ensino médio e logo depois de dois meses no CAP fiz vestibular e passei. Estou no oitavo semestre do curso de geografia e realizando várias outras atividades”, contou.
Atuação do Conselho da Mulher
À frente do Conselho Municipal da Mulher este ano, Leusa Borges tem com desafio a atuação do Conselho com ações em defesa da mulher. Para tanto, conta com o apoio do poder público através das secretarias municipais, como a de Agricultura e Abastecimento. Recentemente, a secretária Fátima do Bem Fica participou da reunião do Conselho e consolidou essa parceria. “A Saab tem, entre outras ações, levar o Conselho até as comunidades rurais. Nessas comunidades a Saab já desenvolve trabalhos de associativismo e cursos diversos”, disse a secretária.

Segundo Leusa Borges,  a atuação do  Conselho da Mulher é um passo a mais que o município dá no sentido de garantir os direitos de todas e ampliar sua participação na sociedade. Leusa destacou que as Secretarias contm com o Conselho para atuar na conscientização e na busca por ações que valorizem as mulheres e possam pontuar iniciativas que promovam a luta contra a violência.
A presidente do Conselho da Mulher falou do desafio de colocar em prática ações que possam defender a mulher em situação de risco, e ressaltou que são importantes iniciativas conjuntas de toda a sociedade para realizar uma série de ações em prol da garantia dos direitos da mulher. “Estar presidente do Conselho da Mulher vem sendo muito importante para mim. Cheguei até o Conselho através de um esforço coletivo de mulheres com deficiência visual, que se reuniram em um fórum para debater questões pertinentes as suas vivências, experiências e necessidades”, relatou.
Leusa Borges não tinha pretensão de ser presidente do Conselho, mas apenas colaborar com a entidade. “Já que estou presidente, quero dar o meu melhor e fazer um trabalho em equipe, assim como fazemos na minha equipe do projeto Rede PCD, onde realizamos fóruns estratégicos de uma nova conscientização sobre a pessoa com deficiência”, garantiu.
fonte. bacidades

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS