Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

´`Ele quis dizer que nem todas as mulheres têm vocação', diz Dayane em defesa de Bivar

'Ele quis dizer que nem todas as mulheres têm vocação', diz Dayane em defesa de Bivar

Presidente do PSL na Bahia, a deputada federal Dayane Pimentel saiu em defesa de Luciano Bivar, fundador e presidente da sigla no âmbito nacional. Em entrevista à Folha de S. Paulo, publicada nesse domingo (10), ele disse que o homem tem mais vocação para a política do que a mulher. Mas, para Dayane, não foi bem assim. Ela acredita que, na verdade, ele tentava explicar que muitas mulheres “não querem” ingressar na carreira política.

“Eu acredito que ele quis dizer que nem todas as mulheres têm vocação pra política. Às vezes, uma palavra escapole e compromete todo o contexto", defende. "Pra gente ter um exemplo muito prático, aqui na Bahia, eu já presido o PSL antes mesmo de virar deputada federal, ou seja, uma mulher no comando do partido, uma pessoa que tem total confiança do Bivar e uma pessoa que ele tem, vamos dizer, o alinhamento junto com ele, e a articulação total”, complementa em entrevista ao Bahia Notícias.

A declaração do presidente nacional foi dada como resposta a uma apuração sobre o suposto uso de uma candidata “laranja” em Pernambuco. A mulher em questão é Maria de Lourdes Paixão, que recebeu R$ 400 mil do partido, a terceira maior quantia destinada aos candidatos do PSL para campanha. No entanto, ela só garantiu 274 votos na urna, o que demonstra a inexpressividade de seu nome na disputa eleitoral (saiba mais aqui).

Bivar negou que a candidatura seja falsa, mas ponderou que a candidatura de Maria de Lourdes foi viabilizada para atender à exigência de que 30% dos candidatos de um partido sejam mulheres. Ele é contra essa cota, assim como Dayane, que afirma o PSL foi prejudicado nos estados em decorrência disso.

Como forma de esclarecer seu ponto de vista, ela usou o exemplo das eleições para o legislativo no último ano, quando o PSL chegou a ter candidaturas masculinas indeferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por não preencher o número de mulheres suficientes.

"Imagine que homens sejam isentos da política em respeito à possibilidade de se candidatar, quando não se tem o número de mulheres proporcional. Então, imagine quantas pessoas boas ficam impedidas de entrar na política por causa da vontade de outras pessoas?", indaga, destacando que é contra cota "em geral".

Questionada, então, se defende alguma forma de incentivo para que mulheres se interessem no ingresso ao partido, Dayane disse que entregar a faixa de presidente do PSL Nacional Mulher Brasil a também deputada federal Joice Hasselmann (SP) foi uma ação nesse sentido.

"Por ela ser uma figura feminina de grande expressão, nada mais cabível que passar essa faixa pra ela pra que as mulheres entendam a necessidade de entrar na política", cita. De acordo com ela, Joice já aceitou o convite e a transferência formal do posto deve acontecer ao longo desta semana.

O Bahia Notícias tentou contato também com Talita Oliveira, única deputada estadual eleita pelo PSL na Bahia, mas não houve retorno até o momento da publicação.
BN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS