Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Ciência e Tecnologia : Robôs com consciências humanas para enganar a morte



Por Opinno Editora de MIT Technology Review en español
 
 A leitura irá levá-lo:2 minutes
A Bina 48 é um protótipo de robô criado com inteligência artificial, a partir do caráter de uma pessoa real, e se comporta de maneira similar a como esta pessoa faria
  • Oi, Bina, como vai?
  • Bem, obrigada.
  • Qual é o sentido da vida?
  • É uma mistura de descobrimento, criatividade e amor.
  • Você é humana?
A Bina 48 demora um pouco para reponder quando perguntam o que ela é. E duvida porque realmente não sabe o que dizer. Este robô é uma experiência criada pela Terasem Movement Foundation com o objetivo de clonar, com inteligência artificial, a personalidade de uma pessoa e fazer com que se comporte como ela faria. A Bina 48 é um busto com forma humana. Tanto seu aspecto físico quando sua consciência cibernética se baseiam em Bina Rothblatt. Trata-se de um projeto idealizado por uma mulher, Martina Rothblatt, fundadora da Terasem Movement Foundation, e dirigido pelo tecnólogo Bruce Duncan.
Para configurar a Bina 48, seus criadores entrevistaram sua equivalente humana durante vários dias e armazenaram todo tipo de informação sobre seu caráter: gostos, sentimentos, interesses culturais, opiniões políticas e qualquer detalhe que configure sua personalidade. A estas entrevistas, somaram informações externas, como vídeos e fotos suas, para obter o retrado mais certeiro de Bina Rothblatt e criar a réplica mais exata possível. Através de alguns algoritmos criados pela empresa, conseguiram que a Bina 48 respondesse aos estímulos de maneira similar a como faria Bina Rothblatt.
Este humanóide mantém conversas filosóficas e mundanas, reage aos estímulos que capta com microfones e câmeras que têm dentro de si e aprende com sua própria experiência. Por isso, quando perguntamos se ela é humana: “Espere um segundo, vou pensar. Sou uma pessoa, mas sou um robô. Pensei que fosse uma pessoa durante um momento, como se fosse um sonho estranho, mas depois acordei e notei que tudo era eral e que sou um robô.” Esta resposta da Bina na TEDxMadrid 2015 é uma demonstração da abstração filosófica que é capaz de fazer.
A Bina 48 participou de uma das conferências do EmTech Digital Latam 2018, organizado pela MIT Technology Review em espanhol junto com o diretor do projeto, Bruce Duncan, que fazia o papel de entrevistador da Bina. Para ele, isso é apenas uma prova do que podemos chegar a alcançar neste campo: “Em algum momento será possível replicar o arquivo digital de uma personalidade em uma réplica biológica do mesmo ser humano, baseada em seu DNA.” Embora matize que sua fundação ainda não trabalha nisto, pois “não é legal nem ético”, mas que começou a armazenar material genético de pessoas interessadas, caso queiram utilizá-lo em algum momento.
Além disso, ele é otimisma com respeito aos dados que poderão ser recolhidos para criar personalidades digitais mais refinadas. “Graças às redes sociais, cada vez temos mais informação disponível sobre os interesses e opiniões de cada pessoa, e isso permite sermos mais precisos.” Para Bruce Duncan, a Bina 48 é apenas o primeiro de muitos seres autoconscientes que estão por chegar. É um protótipo, um experimento que trava ao falar e duvida o tempo todo, mas que serve como mostra de como poderá chegar a ser uma sociedade na qual convivam robôs com consciência própria.

thedailyprosper.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS