Últimas Notícias

Jovem baiano representa Brasil em Fórum da ONU e quer lutar contra desigualdade

Jovem baiano representa Brasil em Fórum da ONU e quer lutar contra desigualdade


O incômodo em ver a desigualdade e falta de oportunidade sofrida por muitas pessoas sempre acompanharam Caio Medina. O jovem de 22 anos é o único baiano entre os quatro jovens brasileiros escolhidos pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para representar o país no Fórum da Juventude do Conselho Econômico e Social da ONU, que acontecerá na cidade de New York, nos Estados Unidos, nos dias 8 e 9 de abril.

Na edição de 2019, o fórum tem como tema “Empoderados, Incluídos e Iguais”. Mais de 500 participantes, entre jovens, ativistas e representantes governamentais do mundo inteiro vão discutir durante os dois dias o papel da juventude na promoção da temática, com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Após o fórum, as questões levantadas serão utilizadas como subsídio para a tomada de decisão durante o Fórum Político de Alto-Nível da ECOSOC, que tem como foco diplomatas, chefes de governo e de Estado.

Com a mala cheia de ansiedade e expectativa pelo aprendizado, o estudante do curso de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e morador do bairro de Macaúbas, próximo a comunidade do Pela Porco, embarca para os Estados Unidos na madrugada deste sábado (6).

Caio contou que tem se preparado muito para a viagem. Ele pretende aplicar tudo que aprender e vivenciar durante a oportunidade em projetos para aqueles que precisam: "espero o melhor, realizações, projetos novos, e que a gente consiga, com todo conhecimento adquirido lá, contatos, formular novos projetos, a nível mundial, consigamos um mundo melhor".
Foto: Arquivo pessoal

Os pais de Caio, Ulisses e Graça, sempre trabalharam em dois empregos para que ele e a irmã pudessem ter uma educação de qualidade. No ensino médio, o jovem entrou na Escola Olodum, e lá fortaleceu a vontade de combater desigualdades. "A escola Olodum colocou fogo na chama. Ver a desigualdade e se incomodar, ajudar se tornou um desejo constante", lembrou ele ao acrescentar que foi na escola Olodum que ele começou a ouvir e entendeu a importância da representatividade.

E é como uma figura representativa que Caio Medina se vê no futuro. "Continuamente aprendendo, tenho muito prazer em aprender, que é muito importante, a gente nunca está estático, não devemos achar que sabemos tudo, amadurecer, a partir disso me vejo sendo representatividade produtiva para as pessoas  e também aprendendo com elas", previu.

Entre os projetos formulados por Caio e os demais integrantes do Programa Embaixadores da Juventude está o "Vou a Perifa", que tem como objetivo levar capacitação até comunidades carentes para que os moradores possam competir por vagas de emprego. "O foco é a redução de desigualdade, levar oportunidade para comunidades, de emprego principalmente, através de parcerias", explicou Caio.
BN
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS