Últimas Notícias

Rui critica capitalização da Previdência e diz que sistema “leva pessoas à miséria”

[Rui critica capitalização da Previdência e diz que sistema “leva pessoas à miséria”]
Foto: Vagner Souza/ Bnews

governador Rui Costa criticou nesta segunda-feira (1) o sistema de capitalização proposta na nova reforma da Previdência, enviada pelo governo Bolsonaro à Câmara dos Deputados. Conforme o governador da Bahia e presidente do Consórcio dos governadores do Nordeste, dos pontos apontados como negativos do texto da reforma, a capitalização ainda não foi resolvida. O chefe do Executivo estadual avaliou que o sistema provocará um rombo nos estados e aumento das contas públicas. 
“Eu não vejo nenhum sentido que é aplicar a capitalização. Primeiro porque isso vai provocar um rombo na conta dos estados e do governo federal, porque você tira a receita dos novos que entrarem no novo modelo e o dinheiro deles vai para outro lugar. O dinheiro deles ajuda hoje a financiar o déficit, um exemplo, se a Bahia teve ano passado um déficit de R$4 bi, se já estivesse valendo a regra, seria 5 ou 6 bilhões, porque eu não teria o ingresso do dinheiro dos novos e entraram no estado nesses 4 anos, 11 mil pessoas. Então, o dinheiro dessas 11 mil está ajudando a financiar o déficit dos aposentados.  Na hora que eu disser que o dinheiro dos novos vai para outro lugar, eu vou aumentar o rombo. Se a reforma é para sanear as contas públicas, nós estamos aumentando”, disse, durante a inauguração da segunda parte das obras da Av. 29 de Março, que liga a orla de Piatã à BR 324. 
Ainda conforme Rui Costa, “todo mundo perde com a capitalização, aliás não conheço nenhum país desenvolvido do mundo que tenha optado pela capitalização”. Para ele, “é um modelo que não presta”. “Único que ganha com esse modelo chama-se sistema bancário, vão faturar muito as custas da pobreza. Outra coisa que sou contra é que aonde isso foi implantado, o que se viu depois de anos, é um absurdo de extrema pobreza dos mais idosos e pobres. As pessoas que trabalharam a vida inteira quando vão se aposentar rapidamente acabam sua poupança e vão viver de subsídio. Eles estão falando em subsídio social de R$400 reais. Isso é levar as pessoas à fome, a miséria para encher os cofres dos bancos de dinheiro.  Espero que esse item seja retirado. Se for, acho que a reforma avança rapidamente”, avaliou. 







BNews
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS