A cidade de Ubaíra no Vale do Jiquiriçá sediará nos dias 04 e 05 de maio a 32ª Manifestação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Região de Amargosa em comemoração ao 1º de maio, cuja data está associada ao Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores. O evento deverá reunir trabalhadores da agricultura e de outros setores do Território do Vale do Jiquiriçá e de regiões circunvizinhas, sendo uma realização do Polo Sindical da Região de Amargosa e da Diocese de Amargosa.
Em sua 32ª edição, esta Manifestação é um momento oportuno de partilha de vivências entre os trabalhadores acerca de suas lutas e conquistas e de incentivo à participação do trabalhador em Associações, Sindicatos, Cooperativas, visando o fortalecimento de sua categoria, viabilizando sua relação com outros produtores e a conscientização da reivindicação dos seus direitos enquanto classe trabalhadora.
Pautados no tema da Campanha da Fraternidade 2019, a 32ª Manifestação dos Trabalhadores abordará o tema: Trabalhadores e trabalhadoras em defesa das Políticas Públicas e do lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, o evento terá como objetivos: Realizar formação com lideranças dos movimentos sociais e sindicais dos municípios que compõem a Diocese de Amargosa e celebrar a 32ª Manifestação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Região de Amargosa.
A Programação constará das seguintes atividades: Momento de Formação, Mesa Redonda, Celebração Eucarística, Show Musical, Noite Cultural e Caminhada. Vale ressaltar que haverá também diálogo acerca das Reformas da Previdência e Trabalhista, bem como seus impactos na vida dos trabalhadores, já que este é um tema atual e pertinente no contexto sócio-político brasileiro.
Texto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo