Últimas Notícias

Ato contra corte de orçamento da Ufba mobiliza estudantes, técnicos e professores

Ato contra corte de orçamento da Ufba mobiliza estudantes, técnicos e professores
Foto: Leitor BN
Uma plenária seguida de uma caminhada entre a Faculdade de Educação e a Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba) mobiliza estudantes, técnicos administrativos e professores da instituição de ensino na manhã desta segunda-feira (6). Representantes dos três segmentos da universidade protestam contra o corte de 30% do orçamento, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) na última terça (30). 

De acordo com o professor Carlos Zacarias, cerca de 3 mil pessoas participam do ato. "Estou na Ufba desde 2010 e nunca vi um ato tão grande assim, reunindo estudantes técnicos e professores", relatou Zacarias ao Bahia Notícias. A passeata interdita áreas nas proximidades do Vale do Canela e da reitoria.

O professor foi centro de uma polêmica em 2018 quando coordenou uma disciplina para discutir o impeachment de Dilma Rousseff dois anos antes, batizada como “Tópicos Especiais em História: o golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”. À época, Zacarias foi convocado pela Justiça para prestar esclarecimentos após o vereador Alexandre Aleluia (DEM) requerer a suspensão da disciplina.

A motivação ideológica é apontada como uma das razões para que as universidades e institutos federais sejam alvos de cortes orçamentários pelo MEC. Em entrevista após o anúncio da redução dos orçamentos, o ministro Abraham Weintraub sugeriu que as instituições de ensino promovem a "balbúrdia". Além de permitir a disciplina coordenada por Zacarias, a Ufba foi palco para mobilizações como o Fórum Social Mundial, em março do ano passado e da Bienal de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes, já em 2019.


BN
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS