Crianças que aguardam pela adoção participaram de um desfile em uma passarela instalada em um shopping de Cuiabá, no Mato Grosso. Na plateia estavam pessoas que tinham interesse em adotá-las.
O evento compõe uma campanha de incentivo a adoção e foi organizado pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) e pela Comissão de Infância e Juventude da OAB do Mato Grosso.
O desfile, que aconteceu pela segunda vez, contou com a participação de crianças e jovens com idades entre quatro e 17 anos. Ao site Olhar Direito, a representante da OAB Tatiane de Barros Ramalho afirmou que o desfile se trataria de "uma noite para os pretendentes". "A população em geral poderá ter mais informações sobre adoção, e as crianças em si terão um dia diferenciado em que elas irão se produzir, cabelo, roupa e maquiagem para o desfile", explicou Tatiane.
A OAB-MT informou que a gerência de marketing do Pantanal Shopping, local em que o desfile foi realizado, afirmou que o empreendimento se sentia honrado em receber o projeto. Conforme a Carta Capital, além do apoio institucional, algumas marcas apoiaram o evento.
O desfile ganhou repercussão nas redes sociais. Entre as críticas feitas ao evento, está a da ex-deputada federal e candidata a vice-presidência da República, Manuela D’Ávila (PCdoB). que classificou a situação como triste. "Acho que essa é uma das notícias mais tristes que li. Crianças numa passarela, cheias de sonhos e desejos, buscando a aprovação a partir de um desfile, como se para amar um filho tivéssemos que admira-los fisicamente", publicou Manuela em uma rede social.
BN