Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Deputado propõe troca de Paulo Freire por Anchieta como patrono da Educação


Deputado propõe troca de Paulo Freire por Anchieta como patrono da Educação
O deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ), apresentou um projeto de lei para transferir a honraria de patrono da educação brasileira de Paulo Freire, que possui o título desde 2012, a São José de Anchieta, padre jesuíta canonizado pelo papa Francisco em 2014. 

A proposta foi rejeitada pelo Santuário Nacional de São José de Anchieta, sendo que o texto ainda nem foi votado. No corpo, a nota afirma que, assim como Paulo Freire, Anchieta "também foi pedagogo do oprimido" quando optou por educar, defender e proteger os indígenas nativos "da ambição dos poderosos", revela o Globo.

A nota oficial, assinada pelos padres Nilson Marostica e Bruno Franguelli, reitor e vice-reitor do santuário, respectivamente, atraiu centenas de comentários de fiéis, com críticas e demonstrações de apoio ao posicionamento. "Infeliz nota do santuário", comentou um dos seguidores da página. "Manifesto em favor do bom senso", manifestou-se outro.

O deputado, por sua vez, entendeu que os católicos que são favoráveis ao projeto ficaram indignados, "é uma falsa doutrina católica, criada para corromper o catolicismo por dentro. Comparar Paulo Freire, que é um embuste, um comunista, uma farsa da Educação, com Anchieta, é uma heresia. Esses padres são hereges".

Paulo Freire, estudou nas principais universidades do mundo, como Harvard, Oxford, Stanford e Cambridge. Sua maior obra foi, "Pedagogia do oprimido", que foi traduzida para mais de 20 idiomas e é a terceira mais citada em artigos acadêmicos na área de humanas no mundo, de acordo com levantamento do professor Elliott Green, da London School of Economics.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS