Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SAJ: Faltam apenas 20 dias para a maior e melhor festa junina da Bahia


Resultado de imagem para São João SAJ 2019


O São João de Santo Antônio de Jesus é realizado  pela Prefeitura Municipal. Os festejos acontecerão entre os dia 20 a 24 de junho.  Artistas como Wesley Safadão, Solange Almeida, Dorgival Dantas, Elba Ramalho, Simone e Simaria, Saia Rodada, Adelmário Coelho, Limão com Mel, Danniel Vieira, Dna do Vaqueiro, Sílvio Brito e outros são as atrações do São João considerado o melhor da Bahia.
Este ano, a organização escolheu o tema – ‘Viva o Nordeste Brasileiro’ e apostou na diversidade da musicalidade, sem perder a essência do forró, principal ritmo dos festejos.
Em respeito ao saudoso  cantor Gabriel Diniz, que seria uma das principais atrações da festa, não postaremos o cartaz. 

 AS FESTAS JUNINAS NO NORDESTE
Depois do Carnaval, possivelmente são as festas juninas as maiores representantes da cultura popular do Brasil. Basta ver as multidões que se reúnem para celebrar adaptada ao calendário católico, que homenageiam três santos, no chamado ciclo joanino. Comemora-se o dia de Santo Antônio, em 13 de junho; São João, no dia 24; e termina com São Pedro, 29 de junho. Santo Antônio prepara suas bênçãos casamenteiras regadas a fogos de artifício, São Pedro abre o céu para presentear a celebração e São João, que batiza a festividade, recebe as homenagens. Esse é o roteiro junino do Nordeste, onde os festejos são uma grande tradição.
São muitas as características que fazem esta época do ano tão gostosa. No mês dos namorados, a festa junina tem como principal tradição os pedidos às santidades na busca pela alma gêmea. Herança que se mantém viva ainda hoje no Nordeste, em especial no município de Santo Antônio de Jesus-BA, que possui como Santo Padroeiro, Santo Antônio, sendo nesta celebração que já se inicia os festejos juninos na cidade.
 OS FESTEJOS JUNINOS EM SANTO ANTÔNIO DE JESUS-BA
 O Melhor São João da Bahia deu resgate as tradições juninas e ao incentivo da cultura local. A festa despertou no público o sentimento de respeito e valorização da cultura por meio da música, teatro, dança e culinária. Sendo superado a cada ano, neste ano a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus montou estrutura de ponta, com atrações que fazem sucesso no cenário nacional e local. Com uma festa que começou com o trezenário de Santo Antônio e se estendeu até o São Pedro, a cidade fez jus à tradição de sediar o Melhor São João da Bahia. Foram 26 atrações no palco principal e mais 20 na Vila do Forró.
 Qual a importância do São João na economia da cidade? 
 Santo Antônio de Jesus, desde a sua fundação, tem a sua história associada ao comércio e, atualmente, se consolidou como um importante Centro Comercial, notoriamente reconhecido e referenciado como a grande força do Recôncavo Baiano.
O nascimento dos festejos juninos na cidade também não foi diferente, surgiu através da iniciativa das Entidades Empresariais na década de 90 e destacou a importância da participação das empresas na realização da festa visando o fortalecimento do comércio local e da cidade. Por isso a importância do apoio irrestrito do comércio local, através da campanha junina e do fortalecimento do comércio, trazendo um grande fluxo de turistas para que o evento destaque cada vez mais a cidade de Santo Antônio de Jesus.
Atualmente tem-se discutido sobre o papel do comércio local, como fonte de emprego e renda no desenvolvimento dos municípios, inclusive os municípios pequenos, onde este setor influência diretamente na economia.
Através dos festejos juninos o comércio local se fortalece ainda mais, a cidade aumenta a oferta de empregos à população, contribuindo para o desenvolvimento da própria cidade e para o aprimoramento da mão de obra local. Os empregos e salários gerados pelo comércio local se transformam em bem-estar e qualidade de vida. A população mora melhor e em condições dignas.
  
Parceria entre Entidades Empresariais e Prefeitura de Santo Antônio de Jesus-BA
 Com um histórico de contribuições significativas das Entidades Empresariais (Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicato Patronal) no desenvolvimento e fortalecimento do desenvolvimento local, a parceria entre Entidades Empresariais e Prefeitura foi imprescindível para a fomentação dos festejos juninos no município, entendendo que através deste fortalecimento a economia do município também se fortalece, visto que este é um momento que a cidade recebe muitos turistas.  
Desta forma as Entidades Empresariais são recebidas, no início dos preparativos para o São João, de braços abertos pela gestão municipal para discutir as possibilidades de parceria para fomentar o comércio local no período junino e atrair patrocinadores para o São João.
 A festa em 2018...
O São João não poderia ficar devendo, com a responsabilidade de fazer o maior e mais tradicional festejo da cultura nordestina a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, com o tema: O melhor São João da Bahia, levou todos os dias para as ruas milhares de pessoas em busca de diversão embalados por uma programação diversificada, repleta de atrações para todos os gostos. Famílias inteiras celebraram com muita alegria, dançando e se divertindo ao som de grandes artistas de nossa terra e cantores de bandas de renome nacional.
Em um festejo democrático a cidade ofereceu o Forró da Melhor Idade, Forró das Crianças, onde os baixinhos dançaram, brincaram e se esbaldaram com as guloseimas do local: algodão doce e pipoca, entre outros. Animadores também fizeram a festa da criançada com gincanas especiais que premiavam os vencedores com brinquedos. O sucesso da Tenda da Diversidade e do Palco Alternativo também continuou este ano, levando ainda mais diversidade para os festejos. Ao todo, foram 83 atrações locais se apresentando em diversos pontos da cidade, como nos bairros, áreas rurais, praças e até na feira. Santo Antônio de Jesus teve 180 horas entretenimento gratuito espalhados pela cidade.
A cidade, que se consolidou como um dos principais destinos juninos do país, recebeu, em média, diariamente, mais de 100 mil pessoas vindas dos mais diversos lugares do Brasil e contou com cobertura da imprensa local, estadual e nacional. 
Iniciando os festejos no dia 20 de junho, com a presença do Missionário Antônio Cardoso e do Encontro de Sanfoneiros, que finalizou os festejos do padroeiro da cidade, o São João de Santo Antônio de Jesus pegou fogo. Na noite de quinta-feira (21/06), uma multidão esteve presente para prestigiar os shows de Bruno Bastos, Guido Freitas, Virgílio e a atração mais esperada da noite, Henrique e Juliano, que fez o público cantar e dançar juntos os seus sucessos.
O São João de Santo Antônio de Jesus foi um sucesso também na noite de sexta-feira (22/06). O evento contou com grandes nomes tradicionais dos festejos juninos no Nordeste. Os destaques no palco principal foram Os Cumpadi, Verena Santana, Estakazero, Mano Walter, Jerônimo Medeiros e Calcinha Preta. Já a Vila do Forró contou com Forró Balanço, Farol de Milha, Eskema Livre, Nilton Negrão e Forró Paixão.
O forró e o arrocha tomaram conta da penúltima noite do melhor São João da Bahia. O evento contou com shows de Olhar Faceiro, Mister Xote, Flávio José, Joyce França, Devinho Novaes, Dorgival Dantas e Amor Q Fica. A festa rolou até o amanhecer e ninguém ficou parado.
A emoção e o gostinho de “quero mais” prevaleceu no domingo (24/06), última noite dos festejos do São João de Santo Antônio de Jesus. O palco principal contou com shows de Jânio Santana, Flor do Nordeste, Mara Ribeiro, Luan Santana, Juliano do Arcodeon e Tio Barnabé.
 Até 2019...
 Os cinco dias de festa do São João de Santo Antônio de Jesus, deixaram avaliações positivas e boas lembranças ao público. De acordo com a organização cerca de 100 mil pessoas participaram da festa diariamente e curtiram a programação com tranquilidade. Com segurança e estrutura adequada, esta foi uma festa em paz, foi registrado a presença de muitas famílias.
A segurança foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar (PM), com a realização de blitz em pontos estratégicos e orientações aos motoristas. No circuito do evento a presença das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais garantiram a segurança dos foliões. Também participaram da assistência à festa, equipes de plantão da Secretaria de Saúde com a permanência da unidade móvel de saúde e equipes da Vigilância Sanitária.
Quem também fez avaliações positivas do evento, foram os comerciantes locais, varejistas, donos de bares, restaurantes, pousadas e imóveis alugados para a festa, além dos barraqueiros que comercializaram produtos diversos no circuito.
Pesquisa realizada pelas Entidades Empresariais, com base em pesquisas junto ao SPC e empresários destacaram o aumento de 7,35% no aumento das vendas no município, levando em conta o crediário, à vista e cartões de crédito.
Os setores que foram mais beneficiados neste São João foram: sapatarias, lojas de confecções, lojas de presentes, departamento, posto de combustível, restaurantes, supermercados, hotéis, setor imobiliário com aluguéis de casas, ambulantes, transportes (moto táxi, táxis, vans, e etc.) e nos dias dos jogos do Brasil, diretamente bares e restaurantes.
Todo sucesso acerca do São João criou uma expectativa para o ano de 2019, então agora é guardar a ansiedade no bolso e esperar mais uma vez pelo MELHOR SÃO JOÃO DA BAHIA!
Editado por : Pirôpo News / fonte: espacoempresarialsaj.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS