Últimas Notícias

Gerente da Coelba é afastado após seguidos cortes de energia de consumidora em Barreiras

Gerente da Coelba é afastado após seguidos cortes de energia de consumidora em Barreiras
A advogada Linda Ferreira Andrade teve que acionar o Poder Judiciário por um direito que aparentemente é bem simples: o acesso a energia em sua casa. A moradora de Barreiras teve seu fornecimento de energia cortado pela Coelba por falta de pagamento, mesmo já tendo um processo contra a empresa de energia. Até então, algo comum. Porém, Linda já tinha obtido uma sentença transitada em julgada e três decisões do juízo, informando que nada devia e mesmo assim a empresa suspendeu o fornecimento de energia.

Na decisão, da última terça-feira (12), o juiz Oclei Alves da Silva determinou o "afastamento temporário do gerente da Coelba – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, agência de Barreiras/BA, até que seja emitida a ordem necessária e feito o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica da unidade consumidora da Autora".

A Coelba que tinha ignorado as decisões proferidas durante a ação, inclusive não recorrendo de nenhuma decisão e então por quatro vezes suspendeu os serviços de energia da parte autora. A ação se arrasta desde agosto de 2018, no juizado cível de Barreiras.

Antes da última decisão, a energia foi cortada na última terça-feira (6) desse mês, sendo dada uma decisão na última quinta-feira (8) desse mês, determinando que a Coelba reestabelecesse os serviços e até a manhã desta terça-feira (13) ainda não tinha reestabelecido os serviços, segundo Linda.

O juiz então mais uma vez o publicou uma nova decisão determinando providências como o afastamento do gerente da Coelba de Barreiras até o cumprimento da decisão, envio dos autos para a Delegacia de Polícia para apurar o crime de desobediência de ordem judicial, bem como expedir ofício a agencia reguladora de energia.

Segundo a consumidora, a decisão é inédita e existem processos semelhantes, tendo a Coelba a mesma postura de não cumprir as ordens judiciais.

Procurada pelo Bahia Notícias, a Coelba disse que a consumidora entrou com uma ação judicial questionando apenas a fatura com vencimento em 20/08/2018 e obteve liminar para impedir o corte pelo não pagamento da fatura, decisão cumprida pela Empresa. 

A sentença determinou o refaturamento desta cobrança, o que também foi cumprido pela concessionária, não tendo qualquer pendência, o que já foi informado no processo por meio da certidão assinada pelo nosso Gerente da Unidade de Barreiras.  A empresa informa ainda que, mesmo antes da ação judicial, a consumidora realizou reclamação administrativa sobre a fatura vencida em 20/08/2018 e dois dias depois a Coelba enviou técnicos, indicados por ela, para o imóvel e realizou todos os testes, constatando que no medidor eletrônico instalado não havia falha técnica e por isso o consumo apurado resultou da efetiva utilização da energia elétrica.

A Coelba informou ainda que vai permanecer adotando processualmente todas as medidas cabíveis para comprovar a regularidade do seu procedimento.


por Mauricio Leiro
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS