
A crise no setor de saúde ultrapassou de vez a divisa entre Bahia, Juazeiro e Petrolina, Pernambuco. Durante participação em um Programa de Rádio na Rádio Grande Rio Fm, na manhã desta quinta-feira (8), o vereador Major Enfermeiro, que tem mandato em Petrolina, avaliou que o "prefeito Paulo Bonfim, de Juazeiro está completamente perdido".
O vereador também denunciou "a situação precária de atendimento do Hospital Universitário em Petrolina". Diversos ouvintes ligaram reclamando que "é uma tristeza, falta até fisioterapeutas e a superlotação é evidente". Conforme divulgado neste Blog o Sanatório Nossa Senhora de Fátima, localizado em Juazeiro-BA, atende pacientes da Rede PEBA, do SUS, envolvendo 53 municípios dos Estados da Bahia, Pernambuco e Piauí.
Para cobrir as despesas de folha de pagamento, remédios e empréstimos feitos para cobrir despesas do período que a entidade estava sem receber verbas, o sanatório gasta em média 250 mil (Duzentos e cinquenta mil reais) por mês. Desses recursos, 113 mil (cento e treze mil) são provenientes do Governo Federal. O restante era repassado até janeiro de 2019 pela prefeitura de Juazeiro.
Dos 82 pacientes internados, de julho para cá, 25 foram dispensados por falta de recursos. Os 57 restantes podem ser dispensados porque o sanatório não tem como se manter apenas com os recursos atuais. 30% dos pacientes são de Juazeiro, 15% de Petrolina, os outros, dos municípios da rede PEBA que apenas encaminham os pacientes e não repassam nenhum recurso ao hospital psiquiátrico.