Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Vídeo: mães protestam por atraso no Bolsa Família em Itaparica e prefeitura diz que responsabilidade é de decreto federal


[Vídeo: mães protestam por atraso no Bolsa Família em Itaparica e prefeitura diz que responsabilidade é de decreto federal]
  

O município informou que decreto atinge todas as cidades do país

Moradores do município de Itaparica realizaram um protesto na porta da Câmara Municipal da cidade, na manhã desta quinta-feira (29), por supostos atrasos no pagamento do Bolsa Família. Com palavras de ordem contra a prefeita Marylda Barbuda (PDT), aproximadamente 40 mulheres reivindicaram o repasse da verba, que estaria atrasado a meses.
“O povo quer esclarecimentos, o bolsa-família não está caindo na conta”, dispara uma mulher. Em um canto, as manifestantes também gritavam: “Marylda, cadê você, a fofoqueira veio te ver”, fazendo referência a uma recente declaração da prefeita, que chamou o povo de Itaparica de fofoqueiro.
O PNotícias recebeu informações de que lideranças do município teriam uma reunião com a prefeita hoje para esclarecer a situação, porém o impasse continua e a população está cobrando um posicionamento da gestão municipal. 
Prefeitura esclarece
Procurada, a prefeitura afirmou que por causa de um decreto do governo federal que proíbe o pagamento de dois benefícios ao mesmo beneficiário, a família que receber o seguro defeso não tem direito ao Bolsa Família. Ainda de acordo com a gestão municipal, o governo federal sequer envia à prefeitura os valores correspondentes a quem recebe o seguro defeso, que é uma assistência financeira temporária, no valor de um salário mínimo, pago ao pescador que não tenha outra fonte de renda durante a piracema – período em que não é permitido pescar devido à reprodução dos peixes.
Confira nota na íntegra: 
A Prefeitura de Itaparica, por meio da Secretaria de Assistência Social, Agricultura e Pesca esclarece que a suspensão do benefício do Bolsa Família ocorreu para algumas famílias que receberam, simultaneamente, o pagamento do Seguro Defeso. A interrupção do benefício acontece de acordo com o Decreto Federal n° 8.424, de 31 de março de 2015.
O decreto define que as famílias teriam o benefício do Bolsa Família suspenso pelo mesmo número de parcelas recebidas do Seguro Defeso. Ou seja, a família que recebeu cinco parcelas do Seguro Defeso ocasionaria na suspensão do Bolsa família por cinco meses. Desde já, orientamos as famílias que tiveram os benefícios interrompidos para comparecerem à Secretaria de Assistência Social, Agricultura e Pesca, no dia 10 de cada mês, para acompanharem o processo de liberação do benefício. 
 

Assista o protesto em vídeo extraído da página Canal Itaparica Alerta:






Fonte PNoticias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS