Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Com Hospital Dia do HGRS, tempo de espera por cirurgia renal caiu de 2 anos para 21 dias



Com Hospital Dia do HGRS, tempo de espera por cirurgia renal caiu de 2 anos para 21 dias
Foto: Manu Dia / GOVBA
Em funcionamento há um ano e meio, desde julho de 2018, o Hospital Dia do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) conseguiu reduzir a espera por procedimentos, ao tempo que melhorou a assistência e reduziu custos do SUS. A conclusão é do diretor-geral do HGRS, José Admirço, que avalia positivamente o projeto.

“Todo mundo ganha nessa relação. Eu não teria disponibilidade de tantos leitos cirúrgicos no hospital, com isso eu tenho uma redução de custos, já que o paciente não fica internado, então há diminuição de custos com alimentação, assistência com enfermagem, médicos”, argumentou o médico ao destacar que o paciente também sai em vantagem, por voltar para casa mais cedo. Isso por que na modalidade de Hospital Dia os pacientes fazem procedimentos cirúrgicos e recebem alta no mesmo dia.

Para exemplificar as mudanças, José Admirço lembrou que antes do Hospital Dia o tempo médio de um paciente com cálculo renal aguardar pelo procedimento era por volta de dois anos. “Essa espera caiu para de 15 a 21 dias. Hoje demora muito mais para o acompanhamento médico,  a indicação médica cirúrgica, do que a cirurgia para ser feita”, pontuou o diretor-geral. 

O Hospital Geral Roberto Santos é o maior hospital público da Bahia. Se trata de uma unidade de grande porte, alta complexidade, terciário e de caráter assistencial. Apesar da grande estrutura e os 640 leitos, a diretoria da unidade percebeu a necessidade de implantação do novo espaço, como lembra José Admirço. Segundo o médico, no SUS não existia uma estrutura destinada para isso e a gestão percebeu que tinham muitos pacientes que ficavam esperando anos por um procedimento.

O diretor-geral do Roberto Santos ainda lamentou que umas das maiores dificuldades enfrentadas no SUS são as inovações tecnológicas. E a implantação desse projeto se trata de “uma inovação tanto”, principalmente de gestão, uma vez que o paciente tem que ser assistido plenamente em um tempo inferior a 12 horas, além da necessidade de disponibilidade de melhores equipamentos, melhores fármacos para anestesia e técnicas cirúrgicas.

Quase dez mil procedimentos já foram realizados na unidade desde a inauguração. Uma equipe médica e de enfermagem com cerca de 200 pessoas é responsável por realizar em média 620 procedimentos cirúrgicos por mês. O Hospital Dia atende pacientes de todo o estado através do sistema de lista única.


por Jade Coelho BN

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS