Pais de alunos passaram o dia e a madrugada em uma fila na porta do Escola Municipal Luiz Eduardo Magalhães, em Santo Antônio de Jesus, para garantir as matrículas dos filhos que vão estudar no Ensino Fundamental. Em entrevista ao Voz da Bahia eles afirmaram que permanecem no local desde do dia 25 de dezembro de 2019. Alguns moradores organizaram um churrasco. “Fizemos vaquinha. Cada um contribuiu com uma coisa”, disse o pai de um dos estudantes.
O churrasco:
Os moradores organizaram um churrasco para conseguirem permanecer na fila que se formou, ainda durante o dia, na porta da escola. Com a mobilização e a vaquinha, os materiais foram comprados. O jantar contou com arroz, mandioca, vinagrete, carnes e linguiças.
“Uma pessoa levou carvão e a churrasqueira também é de um pai. Cada um contribuiu com uma coisa. Quando viram que ia mesmo ter uma moradora levou o arroz. Aí nós organizamos também os copos descartáveis e tudo o que precisava”, contou um dos estudantes que esteve na fila.
Muitos pais chegaram a montar acampamento desde dezembro para ser atendido na Unidade Escolar, outros chegaram de madrugada e ficaram até esta segunda-feira (13) para conseguir um lugar, e enquanto isso, a distração ficou por conta do som ao vivo e até churrasco na calçada.
“A gente veio garantir a matrícula dos nossos filhos mas também precisamos nos divertir, a gente trouxe água, manta, cobertores e colchão”, disse uma mãe.
De acordo com a prefeitura de Santo Antônio de Jesus através da Secretaria de Educação, a data das matrículas da rede municipal de ensino começaram a ser feitas desde o dia 10 de janeiro (veja aqui), contudo, o Luiz Eduardo como é conhecido, abrirá suas vagas a partir desta segunda-feira (13).
VEJA O VÍDEO ABAIXO:
Reportagem: Voz da Bahia
Tags:
Santo Antônio de Jesus