Últimas Notícias

Governo federal abandona principal programa de combate à violência contra a mulher


Governo federal abandona principal programa de combate à violência contra a mulher
O programa Casa da Mulher Brasileira, principalmente programa governamental de assistência às mulheres vítimas de violência foi abandonado pelo governo Jair Bolsonoro. Em 2019, o programa viu zerar os repasses para construção das unidades de atendimento integrado, cuja proposta inicial previa uma em casa estado da federação. Até agora, apenas cinco centros estão em funcionamento. O programa foi criado em 2015, ainda no governo Dilma Rousseff. 

A ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, já admitiu que não tem condições de manter o programa e, no ano passado, determinou a paralisação total da construção de novas unidades. Entre 2015 e 2019 o orçamento da pasta das mulheres foi reduzido de R$ 119 milhões para R$ 5,3 milhões.

Damares pretende ainda fazer uma reformulação do programa. Deverá correr mudança no nome da iniciativa, além da redução de presença para apenas 25 estados a um custo mais baixo. É prevista também a alternativa de usar espaços públicos alocados, em vez de construir prédios do zero, como previa a proposta inicial. 

A violência contra a mulher é um dos crimes que mais crescem no Brasil. Estatísticas do Ministério da Saúde revelam que, no país, uma mulher é agredida a cada quatro minutos. Apesar dos dados alarmantes, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos inicia nesta terça-feira (4), sobretudo na região Nordeste, a divulgação da campanha "Tudo tem seu tempo", que inclui o incentivo à abstinência sexual como método contraceptivo para adolescentes.
Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS