Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SSP-BA desconhece autenticidade de vídeo postado por Flávio Bolsonaro

SSP-BA desconhece autenticidade de vídeo postado por Flávio Bolsonaro
O secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, rechaçou as acusações feitas a partir de um vídeo que circula na Internet, compartilhado pelo senador Flávio Bolsonaro (sem partido), onde um corpo é apresentado como se fosse do miliciano Adriano da Nóbrega, morto em ação da polícia baiana (veja aqui). A secretaria destacou ainda que o vídeo divulgado nas redes não é reconhecido como autêntico pela perícia baiana ou pela perícia do Rio de Janeiro. As imagens oficiais resultantes da perícia feita pela polícia baiana seguem em segredo de Justiça. 

“As imagens não foram feitas nas instalações oficiais do instituto médico legal. Então nós temos a clara convicção de que isso é para trazer algum tipo de dúvida, de questionamento, a um trabalho que ainda não foi concluído. Eu reforço aqui o posicionamento das nossas instituições, a transparência com que estamos agindo e não vamos deixar que, por uma questão política, ou por qualquer outro motivo, qualquer outro interesse que esteja por trás disso tudo, venham trazer qualquer tipo de questionamento prévio, sem antes termos a conclusão da nossa investigação, das nossas perícias, e que o Ministério Público e a Justiça se posicionem quanto a isso”, garantiu Barbosa.  

“Nós temos ainda um prazo para concluir a nossa investigação. Nós fomos instados a comentar o resultado da perícia, e foi claramente indicado pelo perito que não havia sinais de execução, nem sinais de tortura no corpo que foi avaliado”, completou. 

O perito médico legista e diretor do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, Mário Câmara, disse que foi surpreendido com essas imagens que estão circulando na internet e afirmou que não é possível analisar um vídeo que não foi autenticado pela perícia. “Não sabemos se foi adulterado, onde foi feito, não sabemos se o corpo é realmente do senhor Adriano. Então não faremos comentários sobre o vídeo. O que eu posso dizer, é reiterar que o laudo pericial foi feito por um perito médico legal especialista na área, com formação e balística, muito experiente em casos como este”. 

Na última sexta-feira (14), em entrevista coletiva, Câmara já havia condenado e criticado uma reportagem da revista Veja, em que legistas convidados pela reportagem sugeriram análises a partir de imagens. Na ocasião, também esteve presente o perito responsável pela análise do corpo, Alexandre Silva (veja aqui). 

Ao rebater pontos que considerou crítico na reportagem, legista garantiu que não foram encontrados sinais de execução e que a perícia não trabalha por especulação. 

Veja os principais pontos já refutados pela perícia: 

LESÃO NO PEITO
“Aquela lesão no peito é uma equimose. É uma queimadura, um sangramento na pele. Ela tem um diâmetro interno de 4 cm e um diâmetro externo de mais de 12. E, nesse diâmetro externo, tem um aro de 13 cm. Então, assim, não tem um cano de arma com esse diâmetro. Só se for uma bazuca”.


“A equimose é causada por um Instrumento de ação contundente e um instrumento arredondado. Agora, eu não posso dizer se posso dizer se foi uma ação ativa - alguém bateu nele - ou se foi uma passiva – ele caiu em cima de algo”.

FERIMENTO NA CABEÇA
“É um ferimento em forma de quina. Além daquele corte, que constitui um ângulo de 90º para baixo da região frontal da cabeça. É um corte feito depois da morte. Não há sinais vitais naquele corte. Então, provavelmente, em algum momento, entre o socorro e a funerária, bateram com a cabeça dele em algum lugar”.


HOUVE DISPAROS A 40 CM?
“Isso demonstra uma falta de conhecimento do assunto. Essa questão de 30 cm a 40 cm, na literatura, se refere à arma curta. Quando se trata de arma de alta energia, fuzil, você não usa isso aí. Fuzis deixam resíduos até de 1 m. Você soma isso ao cano e ao corpo da arma, o sujeito pode estar a 2 m de distância. Tiro próximo é o tiro que deixa a zona de tatuagem, que deixa resíduo no corpo. Tiro a distância não deixa resíduo. A gente não fala de distância exatamente, porque só há uma maneira de saber exatamente de onde foi dado o tiro: reproduzir o disparo com a arma do crime com uma munição similar”.


ZONA DE TATUAGEM
“Não havia. Nós temos fotos para entregar às autoridades mostrando isso. São fotografias oficiais que estão sob custódia do DPT e estão à disposição das autoridades do caso. Nós não vamos mostrar aqui porque é vilipêndio de cadáver". 

por Mari Leal



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS