Últimas Notícias

Conduta do Ministério da Saúde sobre uso da cloroquina será investigada

Conduta do Ministério da Saúde sobre uso da cloroquina será investigada
A conduta do Ministério da Saúde sobre o uso da hidroxicloroquina em pacientes diagnosticados com coronavírus será alvo de um inquérito aberto pelo procurador Alexandre Schneider, do município de Bento Gonçalves. Para o procurador, há "inúmeras evidências empíricas" acerca da "eficácia" do medicamento.

Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Painel, a investigação foi aberta quando o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta ainda comandava a pasta da saúde. Ao contrário do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que defende o uso do remédio, Mandetta resistia a recomendar a adoção generalizada do medicamento.

A cloroquina é alvo de polêmica em diversos países do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas contraindicou o uso para pacientes de Covid-19.

No Brasil, a Fiocruz desenvolve um estudo sobre o remédio e, por conta disso, seus cientistas também viraram alvo de inquérito. O mesmo procurador, junto a outros dois colegas, abriram a investigação depois que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), terceiro filho do presidente, acusou os pesquisadores de fazerem o estudo para desqualificar a medicação.

O advogado Celso Vilardi, responsável por defender os cientistas no processo, disse que eles vão "responder com absoluta serenidade e mostrar que cumpriram as normas técnicas. Tanto é que o estudo que fizeram foi publicado em uma das revistas científicas mais importantes do mundo". Nesta semana, a pesquisa foi publicada na Jama Network Open, da American Medical Association.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS