Últimas Notícias

Baiana denuncia a Latam após ter que dormir por três dias em aeroporto de Portugal e sobreviver com doações

[Baiana denuncia a Latam após ter que dormir por três dias em aeroporto de Portugal e sobreviver com doações ]


Aestudante de Direito Maria Letícia Andrade, 23 anos, se mudou há dez meses de Salvador para Portugal para fazer um intercâmbio e trabalhar. Em decorrência da pandemia de coronavírus, ela acabou perdendo o emprego e precisou tomar a difícil decisão de abandonar um de seus sonhos e voltar para a capital baiana. O que a jovem, natural de Vitória da Conquista, não imaginava era que precisaria enfrentar dias no aeroporto de Lisboa para conseguir embarcar.
“Comprei a passagem de volta pela Latam para o dia 7 de maio, mas a empresa cancelou o voo sem qualquer aviso. Inclusive, ela se manifestou dizendo que meus dados estavam incorretos, mas isso não é verdade porque recebi confirmação de passagem, bilhetes, itinerários, tudo no meu email, mas sobre o cancelamento não recebi nada. Assim, tentei remarcar o voo e só tinha previsão para julho. Como eu não tinha pra onde ir e nem dinheiro para arcar com alojamento, tive que ficar no aeroporto. A Latam até então não fez absolutamente nada, não se manifestou, não deu qualquer suporte”, contou Maria Letícia. 
Desesperada, ela resolveu fazer um vídeo expondo a situação e postou nas redes sociais. O caso repercutiu tanto que chegou até a Latam. A empresa entrou em contato com a estudante e conseguiu um voo para esta segunda-feira (11), que seria realizado pela companhia KLM. Ela denuncia que, novamente, a Latam não ofereceu nenhum suporte de alojamento e alimentação, mesmo tendo remarcado a passagem para cinco dias depois. 
“Fui ao aeroporto hoje para embarcar, mas no balcão do check-in fui informada que o voo tinha sido cancelado. A companhia aérea queria remarcar para dia 16, outra vez sem prestar qualquer auxílio ou suporte. Após muitas ligações para a Latam, descobri que o meu voo estava operando normalmente, e que não foi cancelado, o que aconteceu na verdade foi um overbooking. A Latam emitiu um bilhete de remarcação que só poderia ser utilizado caso existisse vaga no voo (coisa que não haverá, pois todos os voos partem lotados), pois a prioridade de embarque é para quem comprou o bilhete diretamente na companhia aérea KLM”, explicou a estudante.
Maria Letícia conseguiu remarcar a passagem para esta quarta-feira (13), mas não sabe se conseguirá embarcar, pois o número de assentos tem sido menor que o número de passageiros. No momento, ela está em um hostel, devido a doações de amigos brasileiros após dormir três dias no aeroporto.
“Estou vivendo de doações e me sinto muito mal por isso porque tenho meus direitos e comprei a passagem. Estou péssima, o descaso é a pior parte, os funcionários do aeroporto riem explicitamente da minha situação, ao ponto de falar frases como ‘eu sei que você tem direitos, mas eles não funcionam enquanto durar a pandemia, de acordo com as instruções do governo”, confessou. 
A estudante, que fará o último semestre na UFBA, conta que sempre foi independente, lutou para conseguir tudo o que almeja, mas, “por irresponsabilidade da companhia aérea”, está vivendo um pesadelo, dependendo da ajuda das pessoas. “Não durmo direito, estou presa aqui sem ter como sobreviver, e a empresa não faz nada, não garante nada, e ainda ri quando questiono sobre o meu direito, como se fosse pedir um favor para eles cumprirem o dever deles de realizar o voo que eu comprei”, criticou. Maria Letícia disse que irá processar a Latam por todo o sofrimento causado, assim que chegar em Salvador.
 


Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS