quinta-feira, 28 de maio de 2020

Governo pede ao STF que suspenda depoimento de Weintraub no inquérito das fake news


Governo pede ao STF que suspenda depoimento de Weintraub no inquérito das fake news
Por meio do Ministério da Justiça, o governo federal entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Corte suspenda o depoimento do ministro da Educação, Abraham Weintraub, à Polícia Federal (PF). O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça, André Luiz Mendonça, em postagem no Twitter, nessa quarta-feira (27).

O titular do MEC foi convocado a depor no âmbito do inquérito das fake news após a divulgação do vídeo da reunião ministerial, ocorrida em 22 de abril. No episódio, Weintraub chamou os magistrados de "vagabundos" e disse que, se dependesse dele, colocava todos na cadeia.

No entanto, Mendonça argumentou no habeas corpus que não existe relação entre o objeto do processo e o exercício da liberdade de expressão. Ele estendeu o pleito a todos os alvos de mandados de busca e apreensão expedidos no inquérito, caso de diversos aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), como o dono das lojas Havan, Luciano Hang, e o presidente do PTB, Roberto Jefferson . Eles negam as irregularidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário