Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Baianos receberam sementes 'misteriosas' que acenderam alerta nos Estados Unidos

 

Baianos receberam sementes 'misteriosas' que acenderam alerta nos Estados Unidos
Foto: Reprodução / TV Bahia


Assim como nos Estados Unidos, soteropolitanos estão recebendo, via Correios, sementes “misteriosas”, sem que tivessem feito encomenda do produto. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) emitiu um alerta sobre a situação.
 
As embalagens surgem com selos da China, porém o governo chinês nega qualquer envio, e ainda não é possível confirmar a procedência dos envelopes. A preocupação é que essas sementes contaminem as lavouras com pragas.
 
A doceira Natália Nascimento, que mora em Colinas de Periperi, no subúrbio da capital baiana, contou que recebeu as sementes, em maio, junto com flores artificiais que ela comprou pela internet. Segundo Natália, ela não solicitou as sementes.
 
"Eu fiz [a compra] por um aplicativo internacional de compras, só que eu não encomendei as sementes, só as flores. Eu imaginei que fosse um brinde, por isso nós plantamos, mas com cuidado de plantar separado e observando o que era. Para minha surpresa, teve o alerta da Adab e eu entrei logo em contato", contou Natália.
 
No Brasil, quatro denúncias de recebimento de sementes de origem indefinida foram registradas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul. De acordo com o G1, o Ministério da Agricultura acompanha as investigações. 
 
A reportagem narra que outros dois moradores da Bahia comunicaram à Adab sobre o recebimento das sementes misteriosas. Uma delas também foi uma moradora de Salvador.


"Eu também recebi na minha encomenda, dois pacotes com dois tipos de sementinhas. Eu abri a encomenda pensando que eram pedidos atrasados que eu tinha feito e vieram esses dois pacotes", contou, em vídeo, a jornalista Maria Célia.
 
Na semana passada, a Defesa Agropecuária também recolheu essas sementes misteriosas na cidade de Candiba, no centro sul da Bahia.


A Adab destaca que a população fique alerta e não utilize as sementes, caso elas cheguem pelos Correios sem solicitação. A agência ressalta, ainda, que, em caso de recebimento desse produto, o morador não deve abrir a embalagem e nem jogar no lixo.
 
"Sempre há riscos porque as sementes, mudas, material propagativo de uma forma geral, eles são possíveis veiculadores de pragas. É imprescindível a gente fazer análise para ter noção do que é, ainda porque esse material não foi solicitado. Então a gente qual a intenção de quem remeteu para o Brasil esse tipo de material", disse a fiscal da Adab, Suely Brito.
 
As sementes devem ser encaminhadas imediatamente à Adab ou à superintendência do Ministério da Agricultura no estado, onde passarão por perícia. Para entrar em contato com a Adab, a população deve ligar para (71) 3194-2000.
 
RELATOS PELO MUNDO


O tipo de sementes ainda não é conhecido e as autoridades agrícolas alertam que a espécies pode dar vida a plantas invasoras. O Departamento de Agricultura incentivou que os pacotes recebidos sejam fechados em um saco selado. 
 

Um porta-voz do governo do Arkansas declarou que ainda não recebeu nenhuma semente, mas recebeu ligações e e-mails de norte-americanos que as receberam.
 

Os relatórios começaram no estado de Washington. Alguns dos pacotes disseram conter jóias. Snopes relatou cerca de 40 casos de pessoas recebendo os pacotes na cidade de Utah.




BNEWS

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS