Últimas Notícias

Casos de Covid-19 aumentam 261% entre adolescentes do sistema socioeducativo

[Casos de Covid-19 aumentam 261% entre adolescentes do sistema socioeducativo]
Agência Brasil

 


O número de casos de Covid-19 entre adolescentes que cumprem medida no sistema socioeducativo teve alta de 261% nos últimos três meses, de acordo com boletim divulgado nesta quarta-feira (16) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em 15 de junho, eram 239 ocorrências confirmadas, enquanto em em 14 de setembro o número saltou para 863 registros de contaminação. Com a soma entre adolescentes e servidores, já são 3.946 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e 21 óbitos desde o início da pandemia.

Já no sistema prisional, os novos dados apontam que, no intervalo entre 14 de agosto e 14 de setembro, a incidência de Covid-19 entre pessoas presas e servidores aumentou 47,8%, totalizando 34.961 casos. No mesmo período, o número de mortes aumentou 18,58%, chegando a 192.

No mesmo boletim também foram atualizados os dados relativos ao acompanhamento que tem sido feito pelos Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) de Tribunais de Justiça.

No total, 26 estados têm detalhado informações sobre recursos disponíveis para o enfrentamento da Covid-19 em estabelecimentos prisionais, tais como equipamentos de proteção individual (EPIs), alimentação, fornecimento de água e material de higiene e limpeza, além de medicamentos e equipes de saúde.

No caso do sistema socioeducativo, há dados disponibilizados por 25 unidades da federação. Alguns TRFs também têm informado valores quanto à destinação de penas pecuniárias para o enfrentamento à pandemia e sobre a oferta de EPIs em penitenciárias federais.

Em relação à testagem nos espaços de privação de liberdade, os GMFs informaram que foram realizados 51.221 exames para a Covid-19 em pessoas presas, o que corresponde a 6,8% da população carcerária no país. Entre servidores, foram aplicados 40.128 exames, o equivalente a 31,5% do contingente de trabalhadores nesses estabelecimentos.

No socioeducativo, houve testagem de 6.593 adolescentes privados de liberdade e de 16.340 trabalhadores dessas unidades, em 23 estados. O Mato Grosso do Sul não distinguiu as categorias de público de seus 180 exames realizados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS