Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

'Já chega', diz China sobre acusações de espalhar Covid-19

 

'Já chega', diz China sobre acusações de espalhar Covid-19
Foto: Twitter/Zhang Jun


O embaixador chinês da Organização das Nações Unidas (ONU), Zhang Jun, se revoltou com os Estados Unidos, que mais uma vez apontaram o país como responsável pela disseminação do novo coronavírus. "Já chega! Já criaram problemas suficientes no mundo", disse o representante a embaixadora americana Kelly Craft. A situação aconteceu nesta quinta-feira (24), durante uma reunião do conselho de segurança da entidade por videochamada.
 
"Antes de apontar o dedo aos outros, qual é a causa dos 7 milhões de casos de infecção e mais de 200 mil mortes nos Estados Unidos?", questionou o embaixador chinês, acusando o estado norte-americano de Washington de espalhar "o vírus da desinformação", "mentir" e "enganar". O representante afirmou que agir de tal maneira "não resolverá nenhum problema". "Parem de politizar o vírus (...) uma grande potência deve se comportar como uma grande potência", criticou.
 
Durante outra reunião com líderes da Tunísia, Nigéria, Estônia e chanceleres da Rússia e França, a ministra americana reforçou acusações contra a China feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última terça-feira (15) em um discurso na Assembléia Geral da ONU.
 
"Deveria ter vergonha! Estou chocada e indignada com o conteúdo da discussão de hoje. Na verdade, estou bastante envergonhada deste conselho, com membros que aproveitaram a oportunidade para se concentrar em ressentimentos políticos em vez de na questão crítica da agenda", disse a embaixadora no início do discurso. "A decisão do Partido Comunista Chinês de ocultar a ocultar a origem deste vírus, de minimizar o perigo de suprimir a cooperação científica transformou uma epidemia local em uma pandemia global", afirmou.
 
"Mais importante ainda, essas decisões já custaram centenas de milhares de vidas em todo o mundo. Centenas de milhares." Após o discurso do embaixador chinês, a embaixadora americana  desapareceu da tela e foi substituída por um diplomata de segundo escalão da missão dos Estados Unidos na ONU. 
 
No discurso da última terça-feira, o presidente Donald Trump disse à Assembleia-Geral das Nações Unidas que o órgão "precisa responsabilizar a China por suas ações" relativas à pandemia. "O governo chinês e a Organização Mundial da Saúde (OMS), que é virtualmente controlada pela China, declararam falsamente que não havia indício de transmissão de humano para humano", afirmou Trump.




Bahia Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS