terça-feira, 15 de setembro de 2020

NAZARÉ É O GRANDE DESTAQUE DO IDEB 2019

Imagem: Carlos Braga/ Pinterest


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Os dados, divulgados hoje pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mostram que, em comparação com 2015, o Ideb dos anos iniciais da rede municipal de Nazaré, foi de 4.1, para 5,2. Nos anos finais, o IDEB do Município aumentou de 3.6 (2015) para 4.4 (2019). O Município superou, inclusive, as metas fixadas pelo Ministério da Educação para o IDEB de 2019.

Numa lista de mais de cem municípios baianos avaliados, Nazaré ocupa a 2ª posição no ranking dos anos iniciais do ensino fundamental, superada apenas por Salvador (5.6). Todavia, o desempenho de Nazaré nos anos finais do ensino fundamental (4.4) é muito superior ao registrado por Salvador (3.7).

A Secretária Municipal da Educação, Professora Isleide Maria Brasil Embiruçu Prazeres, comemorou o desempenho no IDEB 2019, afirmando que “os resultados das avaliações externas demonstram a grande revolução que vem ocorrendo na Educação Municipal de Nazaré. Desde 2017, gestão municipal e professores e funcionários, muito mais valorizados, têm contribuído na construção de uma educação que tem sido modelo para a Bahia e para o Brasil. Para os próximos anos, estamos projetando ainda mais investimentos no sistema municipal da educação, para atingirmos resultados ainda melhores para a nossa cidade”. A Secretária da Educação dividiu, ainda, os méritos da gestão municipal com todos os profissionais da educação municipal, alunos e comunidade escolar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário