Últimas Notícias

Morre, em Salvador, Cira do Acarajé

 

Morre, em Salvador, Cira do Acarajé
Foto: Reprodução / Veja São Paulo


Morreu na manhã desta sexta-feira (4), aos 70 anos, Jaciara de Jesus Santos, mais conhecida como Cira do Acarajé, uma das mais renomadas baianas do país. A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pela Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam). 

 

Ela estava internada no Hospital São Rafael, em Salvador. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas a quituteira sofria de problemas renais e realizava hemodiálise semanalmente. O sepultamento de Cira deve ocorrer neste sábado (5), mas a família ainda não decidiu horário e local do enterro. 

 

Presidente da Abam, Rita Santos lamentou o falecimento de Cira. “Para nós, perdemos um ícone. Toda vez que se morre uma baiana, se perde uma estrela. Era uma alma muito boa”, afirmou.

 

Ao lado de Dinha e Regina, Cira foi uma das baianas de acarajé mais procuradas de Salvador. Ela dava nome a dois pontos de venda dos quitutes na capital baiana: o mais famoso em Itapuã, na Rua Aristides Milton, em frente à Ladeira do Abaeté, e outro no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. O sucesso era tamanho que seu acarajé foi eleito por 15 vezes o melhor da capital baiana pela premiação Veja Comer e Beber.



Em entrevista ao G1BA, no ano passado, a quituteira contou que há 50 anos fazia acarajé, trabalho que lhe deu condições para criar seus filhos e a colocou entre as melhores profissionais do ramo. Na época, ela disse ter 35 funcionários trabalhando em quatro quiosques.

 

Sua morte ocorre justamente neste 4 de dezembro, dia de Santa Bárbara. No sincretismo afro-brasileiro, a santa é relacionada a Iansã, orixá considerada a mãe das baianas de acarajé. 


BN

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS