Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Confira três passos para desinchar a sua barriga



A sensação de barriga inchada é bastante incômoda. Porém, independente da causa, que pode ser gases, menstruação, prisão de ventre ou retenção de líquidos no corpo, é possível aliviar o sintoma em três ou quatro dias. Algumas estratégias, como evitar comer alimentos com muito sal ou temperos prontos, diminuir o consumo de leite, massas e pães em geral e evitar usar açúcar refinado ajudam.

Além disso, tomar chá de erva-doce, de erva cidreira ou de hortelã durante o dia também acalma a produção de gases e ajuda na eliminação, contribuindo para a redução do inchaço do abdômen.

Confira algumas dicas:

1. Fazer uma alimentação saudável
Para reduzir o inchaço é importante ingerir alimentos ricos em fibras e que facilitam a digestão, como legumes, verduras cozidas ou folhosos crus.

Também é interessante reduzir o consumo de itens que contribuam para a formação de gases, evitando ingerir mais do que uma fonte de carboidratos por refeição, como macarrão com batata, arroz com batata ou arroz com feijão, por exemplo.

Diminuir a ingestão de refrigerantes, adoçantes artificiais e bebidas com gás, e evitar o consumo de alimentos processados como salsicha, linguiça e lasanha ou pizzas congeladas.

Além disso, pode-se também experimentar interromper o consumo de leite durante 4 ou 5 dias para verificar se o inchaço diminui. Se isso acontecer, existe a possibilidade de a pessoa sofrer de intolerância à lactose, que causa gases e diarreia. Além do leite, a intolerância ao glúten também pode provocar gases.

2. Praticar exercícios físicos
Além da alimentação, existem alguns exercícios que também ajudam a acabar com o inchaço, como:

Exercício 1

O que fazer para diminuir a barriga inchada

Deitar de barriga para cima dobrando e segurando um joelho, pressionando-o em direção à barriga. Esse exercício deve ser feito para cada uma das pernas e deve ser repetido de 20 a 30 vezes para cada perna.

Exercício 2

O que fazer para diminuir a barriga inchada

Ajoelhar e tentar sentar sobre o calcanhar, esticando-se em seguida para a frente estendendo os braços. Esse exercício permite o alinhamento do final do intestino com o esfíncter anal, o que facilita a saída dos gases.

A caminhada é outro ótimo exercício para ajudar a eliminar o excesso de gases acumulado durante o dia.

3. Ingerir probióticos
Para diminuir a formação de gases, comer iogurte natural ou com bífidos ativos diariamente é uma boa dica. Esses iogurtes têm bactérias que regulam a fermentação dos alimentos e a produção de gases.

Além disso, também é possível adicionar probióticos em cápsula ou em pó na sopa ou nas bebidas. Esses produtos equilibram a flora intestinal, diminuindo o desconforto provocado pelo inchaço e gases.

Caso o inchaço da barriga não esteja sendo causado por dificuldades digestivas, intestino preso ou gases, o melhor é procurar um gastroenterologista para que a causa seja diagnosticada e tratada corretamente. A barriga inchada também pode ser sinal de gastrite, intestino irritável ou indigestão.

Em alguns casos, o inchaço pode ser causado por gravidez ou alguma doença e, nessas situações, é comum estarem presentes outros sintomas, sendo recomendado consultar o médico logo que possível. (Com informações do portal Tua Saúde)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS