Últimas Notícias

Primeiro-ministro italiano anuncia renúncia para buscar nova maioria

 

 Primeiro-ministro italiano anuncia renúncia para buscar nova maioria

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, renunciará na terça-feira para tentar obter uma nova maioria, após a deserção de um membro do partido da sua coalizão, anunciou nesta segunda-feira (25) o gabinete do chefe de governo, de acordo com o G1.

 

Segundo um comunicado, Conte convocou um Conselho de Ministros às 8 horas (5 horas em Brasília) de terça-feira para "informar os ministros de sua intenção de ir ao Quirinale (sede da Presidência da República) a renunciar".

 

Ele espera obter um mandato do presidente Sergio Matterella para tentar formar um novo governo, reportou a imprensa italiana.

 

De acordo com a reportagem, a crise política foi desencadeada pelo primeiro-ministro Matteo Renzi (2014-2016), que retirou seu pequeno partido Itália Viva (IV) da coalizão no poder após semanas de críticas à gestão da crise sanitária e os planos de gastos econômicos de Conte.

 

Conte sobreviveu a um voto de confiança parlamentar na semana passada, mas não conseguiu assegurar uma maioria no Senado, deixando o seu governo severamente debilitado.

 

Sua renúncia ocorre antes de uma votação-chave sobre reformas judiciais no fim desta semana, que os comentaristas sugerem que o governo estava prestes a perder.


Pouco antes do anúncio, o maior partido do Parlamento, o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), disse que apoiaria Conte.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS