Últimas Notícias

Nomeação de João Roma foi definida após aval de presidente do Republicanos

[Nomeação de João Roma foi definida após aval de presidente do Republicanos]
Imagem: Arquivo/BNews

Após idas e vindas, o martelo sobre a nomeação de João Roma (Republicanos) foi batido na noite de quinta-feira (11), quando o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, reforçou a indicação do aliado a Jair Bolsonaro (sem partido).

A publicação no diário oficial desta sexta (12), porém, surpreendeu até aliados de Roma. A expectativa era a de que a formalização ocorresse após o Carnaval.

Depois de ofensiva do presidente do DEM, ACM Neto, para evitar a nomeação do parlamentar da Bahia, considerado seu afilhado, Pereira chegou a sugerir para o posto o nome de Marcos Jorge, que foi ministro da Indústria. A indicação, porém, foi rejeitado pelo Planalto.

O dirigente do Republicanos passou a ser pressionado para indicar a ele próprio para a pasta, mas Pereira concluiu que não queria assumir o ministério.

O próprio Roma pediu que outro nome fosse procurado, mas, apesar da resistência de Neto, o afilhado de ACM avisou a Pereira que não se furtaria a chefiar a pasta caso fosse essa a decisão final do partido.

Na noite de quinta, então, o presidente do Republicanos telefonou para o ministro general Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e disse que a indicação do partido era mesmo Roma e não havia outro nome a sugerir.

Bolsonaro, que já havia chancelado o deputado, decidiu levar adiante a nomeação mesmo sob resistência de auxiliares, que temiam desagradar a Neto. Roma entrará no lugar de Onyx Lorenzoni, que foi para a Secretaria Geral.

Antes dele, outro deputado da Bahia havia sido sugerido para o cargo: Márcio Marinho. Houve, porém, avaliação de integrantes da bancada do Republicanos de que faltava experiência ao parlamentar.

Além disso, deputados ligados à Universal não gostaram da ideia de que um bispo da igreja assumisse o Ministério pelo receio de ressuscitar polêmicas envolvendo outro integrante da corrente evangélica.

 


BNews 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS