Últimas Notícias

Trens do Subúrbio finalizam operação após mais de 160 anos; VLT será implementado


 Trens do Subúrbio finalizam operação após mais de 160 anos; VLT será implementado

Neste sábado (13), às 19h30, o sistema de trens do Subúrbio Ferroviário de Salvador realizou a sua última viagem após mais de 160 anos de existência.  O atual sistema, que interliga Subúrbio Ferroviário pela orla da Baía de Todos os Santos, em 10 estações, da Calçada a Paripe, deixa de operar para dar lugar à implementação do Veículo Leve de Transporte (VLT). 

 

No último dia de funcionamento do sistema, a média de passageiros, que costuma atingir a máxima de 600 pessoas em um sábado, avançou a cerca de 1.217 passageiros na estação da Calçada. A informação foi repassada pela Companhia de Transporte do Estado da Bahia (CTB) ao G1 Bahia. 

 

De acordo com o governo da Bahia, o novo modal a ser intalado irá beneficiar cerca de 600 mil soteropolitanos e mais de 170 mil usuários vão poder se deslocar diariamente entre os 26 quilômetros de percurso que vão ligar o Comércio até a Ilha de São João, no município de Simões Filho.

 

A fase 1 das obras do VLT compreendem 19,2 quilômetros, com 21 estações e vai ligar o bairro do Comércio, na cidade baixa da capital, até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Na fase 2, que liga a região de São Joaquim até o Acesso Norte (integração com o metrô) estão previstas mais 5 estações.

 

A proposta, no entanto, é alvo de uma série de questionamentos, tanto da população organizada quanto de especialista. Uma pesquisa que avalia a condição socioeconômica dos atuais usuários do sistema apontou que mais de 90% deles não poderá pagar a tarifa cheia do novo modal, que se igualará ao aplicado no metrô e no sistema de ônibus urbanos . A IMPRENSA , o especialista em urbanismo, Carl von Hauenschild, avaliou a nova proposta escolhida para a região como “retrocesso” dos pontos de vista tecnológico,  urbanístico e de desenvolvimento econômico . 

 

A ferrovia começou a ser criada em 1853, quando Joaquim Francisco Alves Muniz Barreto recebeu do governo Imperial a concessão para a construção de uma estrada de ferro ligando Salvador à cidade de Juazeiro. Foi a primeira da Bahia e a quinta do Brasil.

 

Em 2005, a gestão do trecho ferroviário entre as estações da Calçada e Paripe era de responsabilidade da Prefeitura de Salvador, porém, em maio de 2013, o sistema foi transferido para o Estado, juntamente com as obras do metrô, passando a ser administrado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). A região do Subúrbio, marcada pelo patrimônio dos marisqueiros e pescadores, após a conclusão das obras do VLT, ganhará também um museu ferroviário e um centro comercial de serviços na região.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS