Últimas Notícias

Após 1 ano de medidas restritivas, Cajazeiras lidera solicitações na Ouvidoria de Salvador

Após 1 ano de medidas restritivas, Cajazeiras lidera solicitações na Ouvidoria de Salvador

Esta terça-feira (16) marca um ano do início das medidas restritivas em Salvador. E, desde que ACM Neto (DEM) assinou os primeiros decretos para conter o avanço da Covid-19, milhares de solicitações feitas por soteropolitanos se acumularam na Ouvidoria da capital baiana.



 

De acordo com o órgão, somente neste período, foram recebidas 312.573 relacionadas ao novo coronavírus, das quais 11.868 vieram somente de Cajazeiras, líder absoluto no quesito.

 

Completam o pódio dos locais com mais demandas solicitadas Pernambués (8.260) e Itapuã (7.389). Curiosamente, o bairro com o maior número de casos confirmados em Salvador, a Pituba, não figura entre os 10 locais da cidade com o maior número de ações pleiteadas junto à prefeitura.

 

Ainda segundo os dados fornecidos pelo município, 30.85% se referem a pedidos de fiscalização de poluição sonora e aglomerações; 24,72% versam sobre pedido de pagamento ou entrega de cestas básicas via programa Salvador por Todos; 16,52% sobre orientações sobre sintomas, informações sobre funcionamento das unidades de saúde, testes rápidos, e vacinação; e 13,64% relacionadas a fiscalização de atividades irregulares, como bares, estabelecimentos comerciais, igrejas, escolas e faculdades.

 

NA OUTRA PONTA DA LISTA
Se Cajazeiras, Pernambués e Itapuã estão no topo da lista, há bairros que, percentualmente, estão no final da fila de demandas solicitadas. São eles: Ilhas, Itinga, Aphaville I e II, Areia Branca, Porto Seco Pirajá, Horto Bela Vista, Jaguaribe, CAB, Jardim Placaford, Barroquinha, Água de Meninos, Horto Florestal e Chame-chame.

 

NÚMEROS GERAIS

Segundo a prefeitura, contudo, as demandas gerais relacionadas à pandemia não se referem necessariamente a denúncias. No total, 60,75% são sobre informações ou orientações; 25,75% se referem a solicitação de serviços; 11,71% se referem a denúncias. 

 

Há ainda demandas relacionadas a reclamação (1,43%), sugestão (0,28%), elogio (0,07%) e Lei de Acesso à Informação (0,01%).

 

INÍCIO DAS MEDIDAS

No dia 14 de março do ano passado, o ex-prefeito ACM Neto anunciou as primeiras medidas para conter a disseminação do vírus. Como primeiro ato, ele determinou, à época, a proibição de eventos ou atividades para mais de 500 pessoas (leia mais aqui). 

 

Atualmente, segundo o site da prefeitura, está em vigor o decreto que limita em até 50 pessoas “eventos que causem aglomeração, desde que mantida a distância mínima de 2 metros entre as pessoas.”


Foto: Jefferson Peixoto / Secom / Mateus Caldas car Priscila Melo

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS