Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Palestina e Israel: entenda as origens do conflito


 Quando a gente liga a TV ou vai à internet para conferir o noticiário internacional, invariavelmente se depara com histórias sobre o conflito entre árabes e judeus.

O episódio mais recente começou na última segunda-feira (10). De um lado, o Hamas, grupo militante que controla a Faixa de Gaza (território palestino), realizou ataques aéreos em Israel quase todos foram interceptados pelo “Domo de Ferro”, o sistema antimísseis israelense. 

Israel, por sua vez, também respondeu com bombardeios em túneis usados por membros do Hamas em Gaza. Até esta sexta (14), 119 palestinos e oito israelenses morreram, além de centenas de feridos.

Segundo o exército de Israel, é a maior operação focada em um alvo já conduzida pelo país. 

Parece que sempre foi assim, não é verdade? Acontece que esses dois povos já viveram em paz no território que hoje corresponde a Israel, por mais improvável que isso possa parecer. Eles coexistiram por lá, de forma relativamente tranquila, até o fim do século 19, enquanto aquela região era uma província do Império Otomano – um Estado gigante, que ocupava quase todo o norte  norte da África, boa parte do Oriente Médio e um pedaço do Leste Europeu. 


“Os registros históricos confirmam que, ao longo de séculos, as relações entre árabes e judeus realmente foram pacíficas e cordiais sob o controle dos turcos-otomanos,” diz Daniel Aarão Reis, professor de História Contemporânea da Universidade Federal Fluminense (UFF). Nas primeiras décadas do século 20, porém, essa harmonia daria lugar a um cenário sombrio, de muita violência e destruição. Era o início de uma crise profunda, que rende notícias desalentadoras até hoje.



A RELIGIÃO NO CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINA NO CONTEXTO DA CRIAÇÃO DO ESTADO JUDAICO: ASPECTOS HISTÓRICOS (1896-1948)

O presente estudo analisa o papel da religião no conflito entre Israel e Palestina, principalmente no contexto da implantação do Estado de Israel, em 1948. A análise toma como delimitação histórica do conflito o período de 1896 a 1948, quando ocorre a migração das primeiras levas de judeus para os territórios palestinos. A pergunta inicial é sobre como judeus e muçulmanos se relacionavam nos primeiros anos de imigração até a criação do Estado de Israel. O problema principal a ser esclarecido é como a construção cultural ocidental em relação aos palestinos interferiu no conflito, principalmente no que tange à tomada da terra e à construção de um novo país dentro de um já existente, socialmente, religiosamente e culturalmente. Finalmente a pesquisa pergunta pela repercussão do conflito entre israelenses e palestinos no campo religioso protestante, principalmente entre grupos conservadores e fundamentalistas deste ramo do cristianismo. A pesquisa é totalmente bibliográfica e toma como referência as teorias pós-coloniais para debater a história do território, no que se refere aos aspectos religiosos do conflito.

pesquisa: Biblioteca digital brasileira

 



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS