Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Vitória completa 122 anos de fundação nesta quinta-feira



Quinta-feira especial para o Vitória. O clube completa 122 anos de fundação. Como ocorreu no ano passado, a celebração pela data não terá abraços, apertos de mão e muito menos festa presencial, em razão da pandemia do coronavírus.

A fundação do Vitória ocorreu no dia 13 de maio de 1899, por meio dos irmãos Artur e Artêmio Valente, com o nome de “O Club de Cricket Victoria”.

 

Em 1902, o clube adotou o futebol como modalidade, assim como o atletismo, a natação e o remo. Esse ano também foi o da mudança do nome para Sport Club Victória.
 

Dentro das quatro linhas, o Vitória não vive um bom momento. O time foi eliminado do Campeonato Baiano ainda na primeira fase pelo terceiro ano consecutivo. Agora, a equipe se prepara para a estreia na Série B. A jornada na competição começa no dia 28 de maio, contra o Guarani, fora de casa.

 

Ao todo, o Vitória tem 29 títulos estaduais.  Pela Copa do Nordeste, o Leão faturou o caneco em quatro oportunidades (1997, 1999, 2003 e 2010). O clube ainda busca o reconhecimento do quinto título nordestino, conquistado em 1976 (relembre aqui).

 

Já pelo Campeonato Brasileiro, a melhor campanha do Rubro-Negro foi em 1993, quando terminou na segunda colocação, após perder para o Palmeiras nas finais. O primeiro jogo terminou 1 a 0 para o Verdão na Fonte Nova e o segundo foi 2 a 0 para o time paulista no Morumbi. Na Copa do Brasil, o Leão esteve perto do título em 2010. No primeiro duelo da decisão contra o Santos, perdeu por 2 a 0. E no confronto de volta dentro de casa, bateu o Peixe por 2 a 1, o que não foi suficiente, já que precisaria ganhar por mais de dois gols de diferença.

 

Santuário rubro-negro, o Barradão foi inaugurado em 1986, mas só a partir de 1994 virou mando de campo do Vitória. O estádio comporta quase 31 mil pessoas.

Foto: Enaldo Pinto/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

 

Em 2013, o Vitória teve a melhor campanha de um clube nordestino na era dos pontos corridos do Brasileirão, implantado em 2003. Sob o comando de Ney Franco, terminou em quinto lugar e quase conquistou uma vaga na Libertadores.

Parte do elenco de 2013 | Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

 

Atualmente, o clube é presidido por Paulo Carneiro, eleito em 2019 para um mandato até dezembro de 2022. Antes, ele já havia dirigido o Leão entre 1991 e 2005.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS