OLIMPÍADAS


sexta-feira, 25 de junho de 2021

Lula tem 49% das intenções de voto e Bolsonaro soma 23%, indica pesquisa Ipec

 



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 49% das intenções de voto, neste momento, como favorito para a próxima disputa pelo Palácio do Planalto. De acordo com pesquisa do instituto Ipec, o petista tem mais que o dobro da taxa do presidente Jair Bolsonaro (23%). 

Atrás dos dois primeiros na corrida eleitoral estão Ciro Gomes, do PDT, com 7%, e João Doria, do PSDB, com 5%. Luiz Henrique Mandetta (DEM), que foi ministro da Saúde no início da pandemia, até ser demitido por Bolsonaro, tem 3%.

O levantamento do Ipec foi feito de 17 a 21 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança, de 95%.

De acordo com o estudo, Lula lidera em todos os segmentos do eleitorado. No recorte geográfico, seu principal reduto ainda é o Nordeste, onde tem 63% das preferências, com vantagem de 48 pontos porcentuais sobre Bolsonaro. A menor vantagem do petista ocorre no Sul (35% a 29%). No Sudeste, região que concentra o maior número de eleitores, o ex-presidente tem 47%, e Bolsonaro, 24%.

Se as eleições fossem hoje, Lula venceria no primeiro turno. Como ainda faltam 16 meses para as eleições, e o quadro de candidatos não está definido, a pesquisa está longe de antecipar resultados. A leitura dos números, porém, deixa claro que Lula é o nome da oposição que mais se fortalece com o desgaste de Bolsonaro, cujo governo está cada vez mais mal avaliado.

Além de aparecer com taxa de intenção de votos superior à soma dos outros quatro potenciais candidatos testados na pesquisa, Lula teve ganho significativo em seu capital político nos últimos quatro meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário