Últimas Notícias

Rui celebra liberação da Sputnik V, mas lamenta limitação de doses: "Muito abaixo da necessidade"

Rui celebra liberação da Sputnik V, mas lamenta limitação de doses: "Muito abaixo da necessidade"
 Agência autorizou que estado use, de forma excepcional e temporária, apenas 300 mil doses do imunizante russo para aplicação na população

Foto: Foto: Camila Souza/GOVBA


O governador da Bahia, Rui Costa (PT), comemorou na noite desta sexta-feira (4) a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de autorizar, em caráter excepcional e temporário, estados do Nordeste a importar a Sputnik V, vacina russa contra o novo coronavírus.

Pelo Twitter, o chefe do Executivo estadual afirmou, no entanto, estar "muito abaixo da real necessidade" a quantidade de imunizantes liberados para uso de somente 1% da população nacional — o que permitirá ao governo baiano aplicar apenas 300 mil doses das de 9,7 milhões já compradas.   

“É apenas o início, mas depois de muita luta conseguimos aprovação para importar e aplicar a Sputnik V. A quantidade autorizada pela Anvisa está muito abaixo da real necessidade. Agora, é batalhar para fazer chegar logo o que foi aprovado e vacinar nosso povo. Vacina salva vidas”, escreveu o governador no Twitter.

Assinado em março, o acordo para a aquisição da Sputnik V faz parte de uma negociação do Consórcio Nordeste com o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia, que fornecerá o total 37 milhões de doses ao Brasil. 

No dia 26 de maio, a Anvisa, porém, rejeitou, por unanimidade, a importação e o uso do fármaco russo pelo Brasil. Um dos técnicos do órgão apontou “falta de documentação” e possíveis riscos do imunizante à saúde, dentre os quais a presença ou não de adenovírus com capacidade de replicação no corpo dos pacientes que receberem doses da vacina.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS